Imprensa

Assembleia aprova entrega de comenda ao deputado federal Marx Beltrão

Projeto de resolução do deputado estadual Dudu Hollanda garantiu homenagem ao alagoano e ex-ministro do Turismo.

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, à unanimidade dos votos, durante a sessão plenária da última quarta-feira (25), a entrega da maior honraria do Poder Legislativo, a Comenda Tavares Bastos, ao deputado federal e ex-ministro do Turismo Marx Beltrão (PSD), em razão dos relevantes serviços prestados à população alagoana. A homenagem é fruto de projeto de resolução apresentado pelo deputado estadual Dudu Hollanda.

Advogado por formação, Marx, hoje com 38 anos, iniciou sua vida pública em 2005, quando eleito prefeito do município de Coruripe, que ainda tem à frente membro da família Beltrão, sempre lembrada em todo o estado pela forma atuante de fazer política.

Foi reeleito em 2008 com mais de 70% dos votos válidos e chegou ao Congresso em 2014, alcançando a segunda maior votação entre os candidatos alagoanos, com mais de 123 mil votos. Na Câmara dos Deputados, ficou conhecido por destravar recursos em favor de Alagoas. Um ano depois, a convite do presidente Michel Temer (MDB), Marx foi convidado a uma nova missão, licenciando-se para assumir o Ministério do Turismo. Já este ano, deve sair candidato ao Senado Federal.

Como ministro, empreendeu esforços no sentido de promover as potencialidades de cada região, convencendo também a iniciativa privada a investir no setor e lançando, em 2017, o Brasil Mais Turismo, pacote de medidas que contempla, entre outras ações, a abertura das empresas aéreas ao capital estrangeiro, de modo a fomentar a competitividade do mercado de aviação civil.

Em parceria com o governador Renan Filho (MDB), viabilizou, junto ao governo federal, recursos para a execução de diversas obras estruturantes, a exemplo da duplicação da AL-101 Norte e da dragagem do Porto de Maceió, o maior exportador de açúcar do Nordeste.

Aguardada há décadas, a obra vai aumentar significativamente o volume de pessoas que visitam Maceió em cruzeiros e transatlânticos. Na gestão de Marx, inclusive, o Ministério conseguiu, entre 2016 e 2017, elevar em 108% o número de turistas que chegam à capital pela costa marítima. E o prognóstico segue animador, com Maceió atraindo cada vez mais hotéis e se consolidando, inclusive, como o destino preferido de turistas estrangeiros.

Já no interior, as conquistas foram igualmente importantes, com o ministro também garantindo, junto a Eletrobras, energia elétrica para 200 famílias indígenas da tradicional aldeia Kariri-Xocó, em Porto Real do Colégio, no Baixo São Francisco.

Para o deputado Dudu Hollanda, a entrega da Comenda Tavares Bastos é uma justa homenagem a quem tanto fez e faz por Alagoas. “É por tudo isso que resolvemos conceder esta honraria ao deputado Marx Beltrão, que se mostrou incansável, em tão curto espaço de tempo, liderando o Ministério do Turismo”.