Barra de São Miguel celebra 50 anos de emancipação política

Por Bruno Soriano

O município da Barra de São Miguel, no Litoral Sul do Estado, completou 50 anos de emancipação política no último dia 02 de agosto, oportunidade em que o prefeito José Medeiros Nicolau, o Zezeco (PP), inaugurou uma série de obras realizadas em apenas sete meses de gestão que já começa a mudar a cara de um dos mais visitados balneários de Alagoas. E o deputado Dudu Hollanda (PSD) – parceiro da administração que logo conseguira retirar o município do Cadastro Único de Convênios (Cauc), habilitando-o a receber recursos federais – foi uma das autoridades a prestigiar as inaugurações.

O dia de festa teve início ainda às 7h, com o hasteamento da bandeira nacional à porta da Prefeitura, seguido de missa em ação de graças na Igreja Matriz Nossa Senhora de Santana e de um delicioso café da manhã ofertado à população em geral. No local, o prefeito Zezeco, acompanhado de vereadores e secretários municipais, assinou o contrato para a reurbanização da Praça da Matriz, um dos cartões postais da cidade, e inaugurou a reforma da Policlínica, além de ter feito a entrega de fardamento aos garis da cidade, bem como de concessões a mototaxistas.

Na oportunidade, o prefeito concedeu entrevista à imprensa, ocasião em que também recebera o abraço de outras lideranças políticas, a exemplo do deputado federal Renan Filho (PMDB), que o parabenizou pelas ações já desenvolvidas. “A bancada federal está engajada em melhorar a qualidade de vida nesta cidade, com mais de trinta milhões de reais já garantidos para a duplicação da rodovia BR-101 até a Barra de São Miguel, o que vai fomentar ainda mais o turismo na região”, destacou o parlamentar, lembrando ainda convênio com o Ministério do Turismo com vistas a investimento na melhoria do abastecimento d’água.

À emissora de rádio presente à solenidade, Zezeco destacou as dificuldades que têm enfrentado neste início de mandato, lembrando os ‘cortes drásticos’ que se fizeram necessários. “Reduzimos de dezesseis para cinco o número de secretarias para desburocratizar a administração, numa tentativa de resgatar a credibilidade da Prefeitura também junto à iniciativa privada, já que trabalhamos para normalizar a arrecadação, por exemplo, com contribuições como o IPTU”, afirmou o jovem prefeito, que comemora o fato de o município já ter R$ 10 milhões assegurados para investimentos, em diversas áreas, até o final deste ano.

“Ainda não me dou por satisfeito em nenhuma área. Há muito a fazer. Conheço a Barra de São Miguel há 28 anos e moro aqui há seis. Todos conhecem a nossa conduta. E o mais importante é que vencemos a eleição com total lisura, apesar da dificuldade que encontramos. A política é apenas a forma que encontrei para fazer mais pela Barra, onde há anos não se tem qualquer registro de investimento em infraestrutura, por exemplo”, avaliou Zezeco, acrescentando que a parceria com o Governo do Estado também deverá resultar, em breve, na instalação de câmeras de videomonitoramento na cidade.

“Também temos permanente preocupação com o turismo. A Vila Niquim [centro gastronômico, de compras e lazer] agora funciona de janeiro a janeiro e iremos reurbanizar a orla marítima de modo a não prejudicar os comerciantes lá instalados. Vamos melhorar as condições de trabalho de todos, iluminando o mar e ofertando mais comodidade a moradores e visitantes, para que estes possam também desfrutar, por exemplo, de atrações noturnas”, emendou o prefeito, que também agradeceu o apoio dispensado pelo amigo e deputado estadual Dudu Hollanda.

‘Prefeito dá exemplo’

Dudu, por sua vez, falou à Rádio Jovem Pan sobre a satisfação em poder contribuir para com o desenvolvimento da Barra, na gestão do prefeito Zezeco. “O amigo Zezeco, apesar de muito jovem, já demonstra ter muito zelo com a coisa pública. Ele já conseguiu fazer, em um curto espaço de tempo, o que muitos gestores não conseguiram, viabilizando financeiramente o município e investindo também com recursos próprios. Dá um exemplo de administração”, comentou o deputado, lembrando encontro que tivera com o senador Renan Calheiros (PMDB), ‘que me disse também apoiar o belo trabalho do prefeito Zezeco’.

À emissora, o parlamentar também afirmou que irá cobrar, junto ao governo estadual, a liberação da emenda, no valor de R$ 200 mil, que conseguira destinar à Barra de São Miguel. “O prefeito Zezeco é merecedor de todo o reconhecimento porque, além de ter quitado uma folha salarial em atraso, entre outras despesas, ainda conseguiu fazer caixa, honrando todos os compromissos da Prefeitura. E a grande diferença é que Zezeco não precisa de um centavo sequer desta Prefeitura, trabalhando para dotar o município de toda a infraestrutura necessária para atrair ainda mais turistas”, analisou o deputado, que esteve acompanhado do prefeito de Maribondo, Tonho do Eurico (PSD).

Nesse sentido, Dudu Hollanda ainda destacou a importância de se modificar o Plano Diretor da cidade, a fim de que possa receber empreendimentos com mais de três andares – uma grande rede hoteleira já anunciou que irá investir no município, gerando, inicialmente, 80 empregos diretos. Ele ainda parabenizou a atenção dispensada à educação pública, com a disponibilização de oito ônibus para a garantia de transporte de estudantes até instituições de ensino superior na capital.

“A Barra estava parada no tempo. O prefeito Zezeco, porém, faz uma administração com absoluta transparência, investindo em todas as áreas e com uma equipe disposta a de fato promover o desenvolvimento. Nosso PSD também está presente na Câmara, com o vereador Severino do Gás, e continuaremos a dar nossa parcela de contribuição”, reforçou o deputado estadual e vice-presidente do PSD em Alagoas, reportando-se ainda ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura junto à comunidade da Vila Palateia.

“O senador Benedito de Lira já intermediou acordo com o Ministério das Cidades para a oferta de casas àquela comunidade”, afirmou Dudu, que parabenizou a assinatura de termo de construção de quase 500 moradias populares, em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Benedito de Lira

Presente à solenidade de inaugurações, o senador Benedito de Lira (PP), em discurso, disse ter sido muito feliz ao decidir filiar Zezeco ao seu partido. “O Zezeco é um exemplo para toda a juventude. Um prefeito imbuído dos melhores propósitos e que já desenvolvia um belo trabalho com a ONG Pense Brasil na Barra de São Miguel. Fiquei encantado com a iniciativa e então resolvi convidá-lo para a atividade política. E para políticos como o Zezeco, não temos nenhuma dificuldade em alocar recursos”, afirmou o senador.

Já a deputada federal Rosinha da Adefal (PTdoB), que também conseguira verba, para investimentos em acessibilidade no município litorâneo, engrossou o discurso do colega parlamentar. “Teremos a primeira orla acessível de Alagoas. Afinal, também temos o direito de desfrutar de toda esta beleza”, afirmou a deputada, que é cadeirante e também acompanhou a inauguração da reforma e ampliação da Escola Municipal José Vieira, bem como a entrega de um veículo 0 km, adquirido com recursos próprios, à Secretaria de Educação.

Ações da Prefeitura da Barra de São Miguel:

– Assinatura do contrato de reurbanização da Praça da Matriz

– Reforma da Policlínica

– Inauguração do Loteamento Sonho Azul e pavimentação do Loteamento José Nunes

– Pavimentação da Praia das Conchas e assinatura do contrato de pavimentação de 100% do bairro

– Assinatura do contrato de pavimentação de 100% do Loteamento Peroba

– Assinatura do contrato de pavimentação da Rota das Marinas

– Assinatura do contrato de pavimentação de 100% do Alto de São Marcos

– Reforma e ampliação da Escola José Vieira

– Veículo 0 km para a Secretaria de Educação

– Assinatura do contrato de pavimentação de 100% do Loteamento Praia Bonita

– Assinatura do contrato de reurbanização da Orla Marítima

– Assinatura do contrato de pavimentação da primeira etapa do Barra Mar

– Assinatura do termo de construção de 490 casas populares

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *