Câmara de Maceió convoca eleição para a Mesa Diretora

O presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Eduardo Holanda (PMN), convocou, conforme portaria publicada na edição desta terça-feira, 16, do Diário Oficial do Município, o colegiado da Casa Mário Guimarães para participar da eleição à Mesa Diretora do Legislativo Municipal, para o biênio 2011-2012, a ser realizada no próximo dia 26. A decisão segue projeto de resolução aprovado pelos vereadores em sessão extraordinária na última sexta-feira, 12, e que disciplina o processo eleitoral, atribuindo-lhe transparência (dada a obrigação de publicação com no mínimo 10 dias de antecedência) e democracia, já que os vereadores, e não mais apenas o presidente, agora possuem a prerrogativa de convocar uma eleição, sempre no segundo ano legislativo.

A convocação é subscrita pelos vereadores Davi Davino (PP), Carlos Ronalsa (PP), Francisco Holanda (PP), Galba Novaes (PRB), João Luiz (DEM), Oscar de Melo (PP), Luiz Pedro (PMN), Fátima Santiago (PP), Paulo Corintho (PDT), Marcelo Palmeira (PV), Marcelo Gouveia (PRB), Ricardo Barbosa (Psol), Rosinha da Adefal (PTdoB), Silvio Camelo (PV), Thaise Guedes (PSC) e Dino Júnior (PCdoB).

À imprensa, o vereador Galba Novaes disse continuar sendo o nome de consenso, encabeçando a única chapa, até o momento, candidata à eleição do dia 26. “Além do aval do presidente da Câmara, temos o da maioria absoluta dos senhores vereadores”, comentou Novaes, na sessão em que o vereador Silvio Camelo também utilizou a tribuna para destacar que a Câmara, com a medida, ‘volta a dar uma demonstração de maturidade’. 

Além de Galba Novaes, a única chapa concorrente deverá ser composta pelos seguintes vereadores: Francisco Holanda (PP) – 1º vice-presidente –, Dino Júnior – 2º vice-presidente –, Silvio Camelo – 1º secretário –, Oscar de Melo – 2º secretário –, e Davi Davino – 3º secretário.

Outras discussões

Ainda na sessão ordinária desta terça-feira, o vereador Ricardo Barbosa (Psol) utilizou a tribuna para agradecer à Prefeitura de Maceió por ter autorizado a execução de obras de infra-estrutura – fruto de requerimentos de sua autoria –, como o calçamento de ruas na periferia da capital. Contudo, aproveitou o ensejo para solicitar empenho do Executivo no que diz respeito à licitação do transporte urbano.

Em aparte, o líder do prefeito Cícero Almeida (PP) na Câmara, vereador Galba Novaes, garantiu que ‘a Prefeitura não vai se furtar do debate’. “São muitas as ruas asfaltadas e os benefícios para o trânsito, inúmeros. Contudo, trata-se de um problema surgido há décadas. O prefeito bateu o martelo e impediu o aumento da passagem de ônibus para agora, pensando no bem comum e adiando o reajuste da tarifa para o mês de julho”, comentou o vereador.

Novamente com a palavra, Ricardo Barbosa, aparteado pela vereadora Tereza Nelma (PSB), questionou a Prefeitura no tocante à contratação de Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) para a prestação de serviços à população maceioense. Ao presidente Eduardo Holanda, ele solicitou que a Câmara designe uma comissão para acompanhar o processo, ‘a fim de que haja a regulação de tais contratações’.  

Todavia, o líder do prefeito no Legislativo Municipal destacou o trabalho das Oscips em áreas como a saúde, por exemplo. “Se elas não existissem, como hoje estaria a nossa capital no combate ao mosquito da dengue?”, indagou Galba Novaes, que, na mesma sessão, convidou os colegas vereadores a participarem de solenidade em que a Câmara homenageará, a partir das 10 horas desta quarta-feira, 17, o diretor jurídico da Organização Arnon de Mello (OAM), o advogado Djalma Mello.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *