Câmara convoca eleição para cargo vago na Mesa Diretora

A Câmara Municipal de Maceió convocou, durante sessão plenária realizada na manhã desta terça-feira (06), eleição, para a próxima terça-feira (13), com o objetivo de se proceder eleição ao cargo vago (segunda vice-presidência) da Mesa Diretora da Casa Mário Guimarães, devido ao afastamento do vereador Dino Júnior (PCdoB), que teve o mandato cassado, em decisão liminar – que cabe recurso – do juiz Hélder Loureiro.

O nome de consenso, já posto à ‘disputa’, é o da vereadora Thaíse Guedes (PSC), que afirmou ter sido pega de surpresa com a notícia, veiculada em sites de notícia já nessa segunda-feira (05), apesar de garantir se sentir honrada ‘com a oportunidade de poder representar as mulheres vereadores na Mesa Diretora da Câmara’.

Também na sessão desta terça-feira, os 15 vereadores presentes definiram que, na próxima quinta-feira, a Câmara – por meio de seu presidente, o vereador Eduardo Holanda (PMN) – dará início à composição das comissões permanentes da Casa, que ainda têm funcionado com relatorias especiais, responsáveis pela emissão de pareceres aos projetos de lei. Cada vereador, conforme previsão do regimento interno, poderá ocupar até três das 14 comissões.

Ainda nesta terça, a vereadora Rosinha da Adefal (PTdoB) requereu um maior debate acerca da necessidade de se dispensar maior atenção ao autista, solicitando ainda à Mesa Diretora que proceda a contratação de um intérprete de sinais, a fim de que esta permita o entendimento das sessões plenárias pelo portador de deficiência auditiva. Na ocasião, a primeira secretária, vereadora Silvânia Barbosa (PTdoB),afirmou aguardar parecer da Procuradoria da Câmara, a fim de que esta emita parecer sobre a contratação, ‘por ainda não existir este cargo’.

Já o vereador Marcelo Malta (PCdoB) utilizou a tribuna para fazer outra solicitação à Mesa Diretora, no sentido de que esta proceda a digitalização de todos os projetos de lei aprovados no Poder Legislativo Municipal. Em resposta, o vereador Galba Novaes (PRB) lembrou que a Câmara dispõe de uma pessoa, o ex-vereador Ediberto Ticianeli, que já iniciara os trabalhos de digitalização, a fim de que todos os projetos sejam disponibilizados, na internet, à sociedade.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *