Câmara de Maceió homenageia a ministra da Secretaria da Mulher

A Câmara Municipal de Maceió homenageou, em sessão especial realizada na noite desta quinta-feira (29), a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Nilcéia Freire. Na oportunidade, a ministra recebeu das mãos da vereadora Tereza Nelma (PSB) – que subscreveu o requerimento para a realização da sessão solene, aprovada por unanimidade pelos vereadores de Maceió – a comenda Selma Bandeira, considerada a maior honraria ofertada pelo Legislativo Municipal, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Nilcéia à frente da Secretaria.

Na ocasião, a primeira secretária, vereadora Silvânia Barbosa (PTdoB), utilizou a tribuna para externar sua satisfação – assim como a das sete vereadoras que compõem a Casa de Mário Guimarães – em poder homenagear a ministra Nilcéia. “São pessoas como a excelentíssima senhora ministra que nos revigora as forças, que nos faz seguir em frente. A bravura de nós mulheres é tamanha que, se eu tivesse de nascer de novo, gostaria de ser mulher novamente, porque a mulher é guerreira, dinâmica e ainda por cima conselheira”, discursou a vereadora.

Com a palavra, a homenageada discorreu acerca da oportunidade que lhe foi conferida pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). “Fui o último nome, dentro da reforma ministerial realizada em janeiro de 2003, a ser lembrado. Mas encaro este desafio como um presente enorme em minha vida, pois, agradeço a oportunidade de o presidente ter colocado em minhas mãos a chance de se fazer enxergar a realidade deste país pelos olhos da mulher brasileira, pelo lado mais belo e também mais cruel. Vejo de perto muitas mulheres, apesar das diferenças, transformarem o quase nada em muita coisa. Com muito carinho, guardarei para sempre esta homenagem em minha memória”, comentou.

A concorrida solenidade contou ainda com a participação do deputado federal Benedito de Lira (PP), da secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e Direitos Humanos, Vanda Menezes, entre outras personalidades que se destacam pelo engajamento à causa da mulher brasileira, a exemplo da problemática em torno do aborto. “Esta homenagem é um incentivo à luta pela melhoria da condição de vida da mulher, seja ela negra, idosa ou adolescente”, reforçou a secretária, ressaltando ainda o fato de a região Nordeste ser a campeã em formação de mulheres políticas.

Ao término da sessão, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Holanda (PMN) parabenizou a iniciativa da vereadora Tereza Nelma e lembrou a importância da comenda que leva o nome da ex-deputada estadual Selma Bandeira (falecida em um acidente de carro), ora concedida à ministra Nilcéia Freire. “A vereadora Tereza solicitou urgência à aprovação, a fim de que aproveitássemos a vinda da ministra a Maceió. Assim o fizemos e realizamos esta sessão histórica para a Câmara de Maceió, porque homenageamos uma guerreira a lutar pelos direitos da mulher”, salientou o vereador.

Já a vereadora Tereza Nelma afirmou que, em comum acordo com as demais mulheres que compõem o colegiado, a escolha pela ministra se deu em virtude de a mesma representar ‘a luta da mulher brasileira, desde o combate contra as mais diversas formas de discriminação, até a luta pelo poder de decisão da mulher na sociedade, seja ela uma executiva, do campo ou mãe de família’.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *