Câmara homenageia comandante da Capitania dos Portos

A Câmara Municipal de Maceió homenageou, em solenidade realizada na noite dessa sexta-feira (11), no Armazém Usina, em Jaraguá, o comandante da Capitania dos Portos de Maceió, o capitão de fragata Carlos Henrique Vasconcelos Martins, que se tornou o mais novo cidadão honorário da cidade de Maceió. O título foi concedido pelo vereador Silvio Camelo (PV), que teve requerimento aprovado por unanimidade, em sessão plenária.

Na oportunidade, o vereador discursou às autoridades presentes destacou o comprometimento do militar homenageado no que diz respeito às causas sociais com as quais se envolveu ao longo de sua passagem por Alagoas. Depois de dois anos à frente da Capitania de Maceió, o capitão Henrique Martins, natural do Rio de Janeiro, prepara-se para deixar o lugar que adotou como sendo sua segunda casa, onde afirmou ter feito valorosas amizades.

Já o presidente do Legislativo Municipal, vereador Eduardo Holanda (PMN), também pediu a palavra para homenagear o capitão, parabenizando pelos relevantes serviços prestados pelo militar, ressaltando sua abnegação em servir à sociedade maceioense e também alagoana, motivo pelo qual também fora agraciado com o título de cidadão honorário do Estado de Alagoas, concedido pelo deputado e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Alberto Sextafeira (PSB).

“Que as luzes de bordo possam em breve reconduzi-lo a Maceió, que sempre o receberá de braços abertos”, discursou Eduardo Holanda, sendo complementado por Sextafeira. “Não homenageamos aqui apenas o competente profissional, mas também o homem Carlos Henrique, elegante, educado e prestativo”, comentou o parlamentar.

Com a palavra, o homenageado não conseguiu esconder a emoção. “Também celebramos aqui o aniversário de número cento e quarenta e cinco da Batalha Naval de Riachuelo, um divisor de águas na Guerra do Paraguai, quando derrotamos aquele país, com a ajuda de Argentina e Uruguai, dentro da chamada Tríplice Aliança. Não comemoramos as mortes daquele episódio, mas sim a vitória”, avaliou o militar, que deixará o posto em Maceió no próximo mês de julho.

“Sentirei muita falta do povo alagoano, o maior patrimônio deste Estado”, salientou o comandante, agradecendo o apoio da família e afirmando ainda dividir as condecorações com cada membro de sua tripulação. “Não foi um trabalho fácil. Afinal, são muitas as nossas atribuições, a exemplo da fiscalização às embarcações que chegam ao Porto de Maceió, já que algumas delas chegam a trazer mais de três mil pessoas. E sempre colocamos os interesses da comunidade local em primeiro lugar, já que este foi o nosso juramento. Agora sou nordestino e, o que é ainda melhor, alagoano e maceioense”, finalizou.

A solenidade contou com a presença de várias autoridades, como o comandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel Dalmo Sena, o secretário de Estado da Defesa Social, Paulo Rubim, além dos deputados Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), e Antônio Carlos Chamariz (PTB). O evento contou ainda com a participação de juristas e de vários empresários, que, por contribuírem à geração de emprego e renda, também foram homenageados pela Marinha do Brasil.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *