Câmara homenageia diretores de faculdade em Alagoas

Jouberto Uchôa (cabelos grisalhos), um dos homenageados, ladeado por Eduardo Holanda

A Câmara de Vereadores de Maceió homenageou, em sessão especial realizada na manhã desta terça-feira (27), o diretor-geral da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) em Alagoas, professor Dario Arcanjo, assim como o reitor da Universidade Tiradentes (Unit) – a quem a faculdade é vinculada –, professor Jouberto Uchôa, que recebeu o título de cidadão honorário da cidade de Maceió, fruto de requerimento do vereador Silvio Camelo (PV). Na oportunidade, o diretor da faculdade – que nasceu em Sergipe, mas que, em Alagoas, instalou-se em 2007 – recebeu duas comendas: a de Educação, Senador Aurélio Viana, e a de cidadão maceioense. Enquanto que a primeira concessão fora solicitada pelo vereador Galba Novaes (PRB), a segunda foi proposta pelo vereador João Luiz (DEM). Ambas foram aprovadas por unanimidade em sessão ordinária da Câmara, como destacado pelo seu presidente, vereador Eduardo Holanda (PMN).

A sessão, realizada na referida instituição de ensino – situada no bairro Cruz das Almas, em Maceió –, lotou auditório da faculdade, onde o Legislativo Municipal se instalou durante mais de um ano, por ocasião das obras de reforma do prédio-sede, no Centro da capital. A homenagem aos educadores, como destacado pelo vereador Galba Novaes, foi uma ‘singela forma de parabenizar quem já muito contribui para o desenvolvimento de nossa cidade’.

Prefeito Cícero Almeida

“Esta homenagem é justíssima a quem sabe liderar e reconhecer o empenho dos seus liderados, encarando o empreendedorismo como a melhor vacina contra o fracasso e enxergando a importância da política ao permitir a nossa vinda provisória, quando usufruímos, gratuitamente, de toda a estrutura desta faculdade. Isto muito nos honrou, pois sabemos que tivemos uma participação, mesmo que indireta, no dia a dia da instituição, onde debatemos melhorias à sociedade”, comentou o vereador, referindo-se ao diretor Dario Arcanjo.

Na sequência, foi o vereador João Luiz quem, em breves palavras, externou sua satisfação ‘em poder homenagear quem sabe valorizar aquilo que o ser humano tem de melhor, que é a sabedoria’. Em seguida, o vereador Silvio Camelo destacou os relevantes serviços prestados pela Universidade Tiradentes, que já reúne 25 mil alunos na região Nordeste.

Satisfação

Com a palavra, o professor Dario Arcanjo recordou os desafios que a instituição precisou superar para se instalar em Alagoas, descrevendo os obstáculos presentes em sua trajetória de dedicação à educação. “Trilhamos um caminho sem nunca nos desvirtuar. No ano de dois mil e sete, quando recebi o convite para assumir a direção da Fits em Alagoas, começamos com apenas sete salas em um shopping da capital. No início, muitos duvidavam de nossa capacidade. Contudo, depois de muito esforço, saímos, em três anos, de cento e cinquenta alunos para três mil e quinhentos estudantes universitários, ofertando oportunidade de emprego a duzentos colegas de trabalho”, comentou o diretor.

Dario Arcanjo recebe placa de Galba Novaes

Dario Arcanjo destacou ainda a parceria com a Câmara de Maceió. “Só se faz educação de qualidade com parceria. Por isso trouxemos o Legislativo para esta casa, pois nossos alunos precisam, desde o início, desenvolver o senso crítico inerente ao processo de aprendizagem, participando ativamente das discussões em torno do desenvolvimento de nossa região. Continuaremos lutando para que esta instituição não tenha bandeira política, mas para que sempre seja politizada”, avaliou o professor, acrescentando se sentir ‘mais maceioense que nunca’.

“E garanto que não serei um maceioense acomodado, para que esta grande cidade não seja conhecida apenas pelas muitas belezas naturais”, complementou o diretor da Fits.

A solenidade contou ainda com irreverente discurso do segundo homenageado. Jolberto Uchôa entregou flores a cada uma das sete mulheres que compõem o colegiado da Câmara Municipal de Maceió, assim como para a sua esposa, Maria Amélia Uchôa. Jolberto – que, com apenas três anos de idade, mudou-se para o município de Girau do Ponciano, interior de Alagoas, onde fora criado – reforçou que a instituição de ensino superior ‘continuará a fazer de tudo para honrar esta homenagem’.

Auditório da Fits ficou lotado

Encerrando a solenidade, o prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), utilizou a tribuna para destacar o pioneirismo do reitor da Unit, que, em Maceió, instalou-se entre comunidades carentes, em Cruz das Almas. “Esta é apenas uma das provas da ousadia e seriedade com que o professor Jolberto encara a educação. Esta também é uma prova de respeito para com o próximo”, comentou o prefeito.

A sessão solene contou ainda com a presença de várias autoridades, a exemplo do deputado estadual Judson Cabral (PT) – que representou a Assembleia Legislativa de Alagoas –, da secretária-adjunta de Estado da Educação e do Esporte, Maria Cícera Pinheiro – representando o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) –, e dos desembargadores do Tribunal de Justiça de Sergipe, Netônio Bezerra Machado e Osório de Araújo Ramos.

A faculdade

Vinculada à Unit – com 45 anos de experiência no ramo educacional –, a Fits foi inaugurada em agosto de 2006 com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social, logo implantando seis novos cursos de graduação, em agosto de 2007 (Direito, Enfermagem, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Ciências Biológicas) e vindo a lançar diversos cursos de Pós-Graduação, além de outros cinco de Educação à Distância, em parceria com a Unit.

Recentemente, no primeiro semestre de 2008, obteve autorização do Ministério da Educação para a oferta de mais um curso de graduação (Biomedicina), além de três cursos de Graduação Tecnológica (Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública e Gestão Financeira).

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *