Câmara recheada de atividades com a Segunda Semana da Mulher

A Câmara de Vereadores de Maceió deu início, na manhã do último domingo, 07, a 2ª Semana de Promoção da Mulher de Maceió, que prossegue com várias atividades até o próximo dia 30 de março. No domingo, as comemorações em torno do Dia Internacional da Mulher – celebrado em 8 de março – se concentraram na orla marítima de Jatiúca e Pajuçara, onde cerca de quatro mil pessoas participaram de caminhada que teve como tema ‘Mais autonomia, mais cidadania, menos violência para as mulheres alagoanas’, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos.

Durante a caminhada, foram distribuídas cartilhas sobre a Lei Maria da Penha, além de panfletos e folders acerca dos cuidados quanto a doenças sexualmente transmissíveis, além de preservativos. Órgãos como o Procon e o Detran também estiveram representados, com stands instalados ao longo do percurso, em que se divulgou campanhas relacionadas ao direito do consumidor e ao trânsito, respectivamente. Entre as participantes, 300 ‘mulheres da paz’, que desenvolvem atividades sociais, na periferia da capital, ‘tocadas’ pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal.

Holanda homenageou mulheres na sessão desta terça, 09

E não para por aí. Nessa quarta-feira, 10, a Câmara irá homenagear seis personalidades femininas do estado, por meio da entrega da Comenda Selma Bandeira, em sessão especial que terá início às 10 horas, na sede da Câmara, no Centro da capital. O evento é fruto de iniciativa das sete vereadoras por Maceió que, durante esta semana, presidem todas as sessões plenárias, em comum acordo com o presidente do Legislativo, vereador Eduardo Holanda (PMN), como forma de homenagear o poder que, pela primeira vez em sua história, elegeu sete mulheres, ou um terço do colegiado.

Proporcionalmente, como indica o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi a maior eleição de mulheres do Brasil, apesar de, na opinião das vereadoras, isto ainda não representar toda a força da mulher na sociedade. “Mas, seguramente, demonstra avanços significativos no comportamento social, principalmente na superação de diversos preconceitos que dificultavam, e ainda atrapalham, a necessária participação política das mulheres”, diz trecho de mensagem distribuída à população pelas vereadoras.

“Visamos ampliar as conquistas necessárias para o combate à corrupção e à impunidade, para a superação da violência, da pobreza, da miséria e da discriminação em seus vários matizes, além de proteger as crianças e adolescentes em situação de risco, reconhecendo ainda o valor das mães chefes de família. É desta forma que pretendemos corresponder à esperança que Maceió está depositando em nós”, acrescenta a mensagem.

Na sessão plenária desta terça-feira, 09, o vereador Galba Novaes (PRB) utilizou a tribuna para reverenciar a solicitude do presidente Eduardo Holanda, cedendo a presidência das sessões às vereadoras mulheres. Na ocasião, o vereador descontraiu o ambiente de discussões para prestar homenagem às vereadoras, cantando em plenário e arrancando sorrisos dos colegas presentes. “A mulher é uma peça fundamental em nossas vidas. O que seria de nós homens se não fossem as mulheres”, entusiasmou-se. 

Histórico

Na ocasião, debateu-se os 100 anos de existência do Dia da Mulher, que tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos, onde, em Nova Iorque, em 8 de março de 1857, 129 mulheres foram queimadas vivas somente porque estavam protestanto contra salários baixos, já que recebiam apenas um terço do salário dos operários homens.

A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi proposta no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorreu a incorporação da mão-de-obra feminina pela indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores.

Confira a programação da Semana da Mulher da Câmara:

Dia 10/03

10 horas – entrega da Comenda Selma Bandeira

Homenageadas: Adil Ferreira da Silva Souza, Arlete Lima Quiorato, Juraci da Silva Ramos, Ilza dos Santos, Maria José dos Anjos Rego, e Lorivane Correia Teixeira.

Dia 16/03

10 horas – palestra com a juíza Ana Florinda, com o tema ‘Reconhecendo a Paternidade’

Dia 30/03

16 horas – sessão especial em homenagem às Mulheres da Paz, no auditório da Escola da Magistratura Alagoana (Esmal), no bairro do Farol.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *