Dudu cobra conclusão das obras da Eco Via Norte em Maceió

O deputado estadual Dudu Hollanda (PSD) fez uso da tribuna no plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas, na tarde desta terça-feira (31), para cobrar a conclusão da Eco Via Norte, que vai interligar o complexo residencial Benedito Bentes aos bairros Serraria, Jacarecica e Guaxuma, em Maceió. Segundo o parlamentar, a obra está parada, apesar da liberação de recursos federais, razão pela qual Dudu vai recorrer à Comissão de Fiscalização e Controle do Poder Legislativo para averiguar a real situação dos serviços executados pela Prefeitura.

Com seis quilômetros de extensão, a Eco Via Norte possui um corredor principal, finalizado em trecho da AL-101 Norte, e outras quatro ramificações. Já os corredores secundários abrangem os seguintes trechos: Benedito Bentes – Antares, Benedito Bentes – Conjunto José Tenório, Jacarecica – São Jorge, e Benedito Bentes – Riacho Doce. Contudo, segundo Dudu Hollanda, a obra avançou somente até o quilômetro três da via que pretende desafogar o trânsito na parte alta da capital.

“Eu sou um defensor deste projeto ainda quando Kátia Born era prefeita de Maceió, em 1997. Batalhei os recursos junto à bancada federal em Brasília, quando vereador pela capital. Mais de vinte e três milhões de reais já foram alocados na obra, que, no entanto, não avança. Precisamos saber o motivo. Afinal, trata-se de uma grande alternativa para desobstruir a parte alta”, discursou o deputado, acrescentando que o serviço de terraplanagem foi concluído, enquanto o saneamento ‘está quase pronto’.

“Maceió também vai ganhar em acessibilidade com esta obra, que caminhou a passos largos na gestão do ex-prefeito Cícero Almeida. Á época, percorri esta via com o então secretário municipal de infraestrutura, Mozart Amaral, apresentando-lhe minhas ideias. Por isso, em razão da demora, a Comissão de Fiscalização e Controle desta Casa, assim que iniciar suas atividades, precisa se debruçar sobre o tema, já que a via não vai apenas encurtar distâncias, mas também impulsionar e garantir mais qualidade de vida ao povo maceioense”, complementou Dudu.

Ainda de acordo com Dudu, a Eco Via Norte só perde, em alcance, para a obra que vai ligar o bairro Santa Amélia, na parte alta, até a orla lagunar da capital alagoana. “Esta obra, porém, ainda está no papel, tendo sido idealizada pelo senador Fernando Collor. A Eco Via Norte, no entanto, já é uma realidade, precisando ser concluída para que tenhamos os benefícios de mais uma opção ao fluxo de veículos, pois, os contornos de quadra, pensados pela engenharia de trânsito da Prefeitura, já não bastam”, analisou Dudu, lembrando ainda o comprometimento da parte baixa da cidade, ‘onde não mais se encontra espaço físico’. “E há um prolongamento da Eco Via Norte com destino ao aeroporto de Maceió, passando pelo Village Campestre. Ou seja, trata-se de mais uma alternativa. Afinal, Maceió está inchando”.

Em aparte, o deputado Francico Tenório (PMN) parabenizou o pronunciamento do colega parlamentar, lembrando que, quando deputado federal, também conseguiu destinar recursos à obra. “Parabenizo-o pela intervenção. A obra também será muito importante para as cidades circunvizinhas”, afirmou Tenório, tendo sido complementado por Galba Novaes (PRB), que também parabenizou Dudu pela iniciativa. “Uma intervenção muito pertinente, já que nossa capital, cercada por mar e lagoa, limita-se às avenidas Fernandes Lima e Menino Marcelo (antiga Via Expressa)”, comentou o deputado.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *