Deputado eleito quer emancipar duas comunidades em Alagoas

Ex-presidente da Câmara Municipal de Maceió e deputado estadual eleito em 3 de outubro, com 25.171 votos, Dudu Holanda (PMN) já começa a planejar seus primeiros passos na Assembleia Legislativa de Alagoas. Isso porque o deputado – que se encontra em São Paulo, onde se submete a exames médicos para a perda de peso – deve apresentar, logo no primeiro mês de mandato, após a posse em 1º de fevereiro, requerimentos e projetos de lei no sentido de assegurar melhorias à população alagoana. Entre eles, dois já se destacariam, visando à emancipação de duas comunidades com economia e número de habitantes crescentes ao ponto de já mereceram o título de cidades.

É o caso de Luziápolis, distrito de Campo Alegre, município da região Agreste e distante 154 quilômetros de Maceió. A comunidade de cerca de 20 mil habitantes, segundo especialistas, vive isolada geograficamente, o que faz com que a mesma seja menos assistida – como também já argumentou o ex-prefeito daquele município, Álvaro Guimarães (PSB), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, onde exercera mandato por ocasião de licença médica do então titular, o ex-deputado estadual George Clemente.

“Também irei retomar um projeto apresentado por meu irmão, o ex-deputado Antônio Holanda Júnior, a fim de que o complexo Benedito Bentes, em Maceió, também venha a ser emancipado, visto que já possui todos os requisitos para tal. São mais de cem mil habitantes, movimentação financeira, extensão territorial e número de eleitores aptos à mudança que iremos propor, a fim de que toda aquela comunidade venha a ser melhor assistida”, explica Dudu Holanda, sobre a iniciativa que também seria válida a outras comunidades, como Piau, em Piranhas, e Barragem Leste, em Delmiro Gouveia.

A região Nordeste é a campeã em pedidos para emancipar povoados de municípios, com mais de 300 requisições. A Bahia é o estado vencedor, com 112 solicitações. Se todas fossem aceitas, o Brasil passaria a ter 6.362 prefeitos e 6,4 mil vereadores.

Outras ideias

Dudu Holanda também irá buscar melhorias à malha viária do Estado, requerendo a recuperação de rodovia que liga os municípios de Flexeiras e São Luis do Quitunde, assim como a viabilização de estrada para ligar as cidades de São Braz e Olho D’água Grande, melhorando assim o acesso a tais regiões, proporcionando-lhes condições de desenvolvimento, como no tocante ao escoamento da produção agrícola.

Outra proposta do ex-vereador por Maceió será a da ‘Assembleia Itinerante’, por meio da qual buscará levar sessões plenárias do Legislativo a vários municípios do interior do Estado, sobretudo no Sertão alagoano, a fim de que a população possa de fato conhecer o dia a dia do poder.

“A população de Delmiro, por exemplo, não conhece as ações do Legislativo, assim como as de Santana do Ipanema, Piranhas, Pão de Açúcar e Mata Grande. Vamos fomentar esta ideia, para que todos possam entender a realidade do Legislativo, fiscalizando a ação de seus integrantes”, justifica o deputado, que segue conversando com colegas de parlamento a fim de costurar apoio a uma das candidaturas postas à Mesa Diretora da Assembleia.

“Tenho conversado com vários deputados, como o atual presidente, Fernando Toledo, assim como com meu compadre e amigo pessoal de infância, Isnaldo Bulhões. Estamos exercitando o diálogo com todos os membros do Legislativo. O processo tem de ser visto com muita cautela, até porque o governador reeleito Teotonio Vilela (PSDB) ainda se pronunciará sobre quem seria seu candidato”, esclarece Dudu Holanda, afirmando ainda também já ter conversado com Luiz Dantas (PMDB), Marcelo Victor (PTB), Maurício Tavares (PTB) e Olavo Calheiros (PMDB).

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *