Deputado prestigia entrega de comenda na Câmara de Maceió

O deputado estadual Eduardo Holanda (PMN) participou, na manhã desta sexta-feira (18), de sessão solene realizada na Câmara Municipal de Maceió, onde a vereadora Fátima Santiago (PP) realizou a entrega da comenda Arthur Ramos – uma das mais importantes honrarias da Casa de Mário Guimarães – à coordenadora geral do Departamento de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), Josiene Barbosa. Na oportunidade, o deputado destacou a satisfação em poder voltar ao poder que já presidira, parabenizando a iniciativa da ex-colega de parlamento.

Josiene Barbosa, a homenageada, é graduada em pedagogia e possui especialização em Orientação Educacional e Psicologia Educacional, tendo também concluído o curso de Artes Cênicas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Josiene entrou no serviço público em fevereiro de 2006, durante a primeira gestão do prefeito Cícero Almeida (PP), e chegou à Secretaria Municipal de Saúde com o objetivo de colaborar como técnica na implantação do Departamento de Ouvidoria do SUS.

Sete meses depois, tornou-se a coordenadora geral do mesmo departamento, por meio do qual tem estabelecido um canal direto com o cidadão, buscando melhorar a dinâmica de funcionamento do sistema.

A vereadora Fátima Santiago, requerente da sessão, também fez uso da palavra para descrever a importância da comenda, destacando o fato de a mulher brasileira já conquistar seu espaço, em todos os níveis de convívio social – inclusive no que diz respeito ao mercado de trabalho -, frente aos homens.

Santiago destacou ainda que o Ministério da Saúde – que considera de referência nacional a Ouvidoria do SUS em Maceió – encaminhou um ofício justificando a ausência de representante do governo federal, salientando, contudo, que a homenagem ‘faz jus’ ao empenho com o qual Josiene se dedica às atividades desempenhadas à frente do setor.

Já a coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Criança, da Secretaria Municipal de Educação, Rita Leone, disse que a homenagem também seria extensiva à equipe comandada por Josiene, estimulando o servidor público a trabalhar pela melhoria do atendimento à população em geral. “O empenho da Jôse [como é mais conhecida] quebrou o estigma de que a ouvidoria seria tão somente um instrumento punitivo”, salientou.

– Clique aqui e confira a galeria de fotos!

A homenageada, por sua vez, também fez uso da palavra para destacar que ‘a Ouvidoria deve tratar o cidadão com dignidade, não podendo ser encarada como mera ferramenta burocrática’. “Trata-se de um trabalho que requer muita seriedade e ética”, afirmou Josiene, durante a sessão que contou com a presença de dezenas de pessoas, entre amigos, familiares e companheiras de Secretaria.

Com a palavra, o deputado Dudu Holanda, antes de referendar a homenagem, referiu-se ao empenho com o qual o ex-secretário Francisco Lins – também presente à sessão – desempenhou suas atividades à frente da pasta.

“Aqui estou também porque o marido de Josiene [o assessor parlamentar Antônio de Pádua] me convidou dizendo que lhe seria uma grande satisfação, mas, na verdade, a satisfação é toda minha em poder homenagear alguém que tanto se dedica a um órgão tão importante como a Ouvidoria do SUS”, destacou o deputado, referindo-se ainda à passagem do secretário João Macário – quando da implantação da citada Ouvidoria.

Por fim, a vereadora Fátima Santiago reforçou as palavras elogiosas, salientando que ‘lidar com a saúde pública é uma tarefa nada fácil’. “Os secretários passarão e o reconhecimento do trabalho de pessoas como Josiene sobreviverá ao tempo”, afirmou Santiago, quando do encerramento da sessão que também contou com a presença do deputado estadual Gilvan Barros (PSDB).

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *