Deputado vai homenagear primeira-dama de Alagoas

O deputado estadual Dudu Hollanda (PSD) apresentou, na sessão ordinária desta terça-feira (18) da Assembleia Legislativa de Alagoas, projeto de resolução que tem como objetivo homenagear a primeira-dama Renata Calheiros, esposa do governador Renan Filho (MDB). Com o projeto, o parlamentar vai conceder o título de cidadã honorária à brasiliense que tanto tem contribuído com o desenvolvimento de Alagoas.

“Foi com muita satisfação que apresentei este projeto, de modo a reconhecer o trabalho da senhora primeira-dama, em razão dos relevantes serviços prestados ao nosso estado”, comentou Dudu, sobre a proposição que deve ser levada ao plenário da Assembleia ainda este ano.

Confira, abaixo, a justificativa do projeto de resolução.

JUSTIFICATIVA

A brasiliense Renata Pereira Pires Calheiros tem 37 anos e é formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Brasília. Casou-se com o atual governador de Alagoas, Renan Filho, há 10 anos, apesar de se conhecerem há mais tempo, pois, concluíram o Ensino Médio, juntos, no Colégio Marista de Brasília. Mãe dos pequenos João e Davi, Renata Calheiros tem desempenhado um importante papel enquanto primeira-dama, sendo responsável, por exemplo, pelo projeto “Alagoas Feita à Mão”, que busca valorizar o artesanato e a cultura locais.

O Alagoas Feito à Mão é um case de sucesso já reconhecido, inclusive, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil. Com a iniciativa, em somente quatro anos, os artesãos alagoanos já comercializaram mais de 20 mil peças, movimentando mais de dois milhões de reais.

Entre as ações do projeto idealizado por Renata Calheiros – que também já coordenou o Comitê Estratégico da Primeira Infância de Alagoas – estão a publicação de editais visando à participação em feiras e eventos diversos, a divulgação do catálogo comercial do artesanato alagoano, o mapeamento e identificação das oficinas dos artesãos, além da emissão e renovação da carteira de cada profissional.

E em consequência deste projeto, o governo estadual já lançou, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a coleção Alagoas Feita à Mão, a fim de contemplar a diversidade da produção alagoana, além de um livro, em parceria com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, retratando todo o processo construtivo de cada peça.

Já no último dia 13 de dezembro de 2018, o governador Renan Filho, o titular da Sedetur, Rafael Brito, e a primeira-dama Renata Calheiros lançaram, em um hotel da capital, o Circuito Alagoas Feita à Mão. Com o objetivo de disseminar ainda mais o trabalho dos nossos mestres artesãos, o circuito consiste na instalação de réplicas de esculturas da arte popular em pontos-chave da orla marítima, de modo a também fortalecer o turismo e a geração de emprego e renda.

Por tais razões é que a senhora Renata Calheiros merece receber, com base no presente projeto de resolução, o título de cidadã honorária de Alagoas – estado que a recebeu de braços abertos e ao qual dispensa especial atenção.

About the author