Dudu destaca importância de criação de hospital veterinário

O deputado estadual Dudu Hollanda (PSD), durante a sessão plenária dessa quinta-feira (24), utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Alagoas para apresentar projeto de lei em que busca a criação de um hospital público veterinário e de postos de saúde para atendimento, gratuito, de animais em situação de risco, de modo a garantir a realização dos procedimentos considerados indispensáveis à saúde animal, como vacinação, castração e cirurgia, além de acompanhamento pós-cirúrgico.

“Trata-se de um projeto de lei com grande alcance social. Hoje, apenas a capital Maceió dispõe de um Centro de Zoonoses, que trabalha no controle da transmissão de doenças, além das atividades desenvolvidas pelo do Neafa [Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis], instituição filantrópica que realiza importante trabalho voluntário, mas que é insuficiente”, comentou Dudu Hollanda, em discurso na Casa de Tavares Bastos.

Na oportunidade, o deputado se reportou ao exemplo de Pernambuco, onde o Legislativo aprovou matéria semelhante. “Nossa proposta já é lei no estado vizinho, havendo a possibilidade de se firmar convênio com entidades públicas e privadas. Caberá ao governo do Estado propiciar, aos animais, a mesma atenção conferida ao homem. Não podemos seguir omissos nesse sentido. Ou seja, vamos resguardar a saúde dos animais e de nós seres humanos, com foco nas áreas mais carentes e nas quais se verificar maior incidência de animais domésticos”, avaliou.

Ainda com a palavra, Dudu recordou o período em que presidiu a Câmara de Vereadores de Maceió, ocasião em que, após encontro com o então prefeito Cícero Almeida (PRTB), garantiu a destinação de R$ 20 mil ao Neafa. “Foi um valor pequeno mediante à necessidade. Porém, a quantia ajudou aquele instituto a cuidar de animais abandonados à própria sorte”, complementou o deputado estadual, tendo sido aparteado por quatro colegas parlamentares.

Um deles foi Sérgio Toledo (PDT), que presidia a sessão plenária e parabenizou a iniciativa de Dudu Hollanda, lembrando o perigo dos animais de grande porte que beiram as rodovias de Alagoas, elevando a incidência de acidentes automobilísticos, inclusive com vítimas fatais.

Quem também pediu a palavra foi Jeferson Morais (DEM), que enalteceu a proposição, destacando que um animal doente também representa um problema de saúde pública. “É por isso que este projeto é de grande importância para a sociedade como um todo”, ressaltou o deputado, antes de Ricardo Nezinho (PTdoB), veterinário por formação, também parabenizar a iniciativa, cuja matéria já tramita na Comissão de Constituição e Justiça.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *