Dudu Hollanda apoia causa de indígenas de Palmeira dos Índios

O deputado estadual Dudu Hollanda (PSD) participou, na tarde desta terça-feira (04), de reunião liderada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas com representantes da tribo indígena Xucuru-Kariri. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Casa de Tavares Bastos, onde os parlamentares firmaram apoio à causa dos índios que, em Maceió, reivindicam melhorias em escolas instaladas em Palmeira dos Índios, onde mantém raízes.

Os indígenas ocuparam, hoje pela manhã, a sede da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), no bairro do Farol, impedindo o acesso dos funcionários ao órgão, como forma de protesto. Os 110 índios que fazem parte de oito aldeias situadas no município de Palmeira dos Índios reivindicam melhorias nas condições das escolas da região, que ainda não iniciaram o ano letivo em virtude da falta de estrutura.

De acordo com o cacique Antônio Ricardo, a realidade da comunidade é preocupante. “Os índios estão trocando o campo pela cidade, o que não pode acontecer”, disse o indígena, que cobrou do Legislativo a devida fiscalização junto ao Executivo, no tocante à execução de políticas públicas em favor da tribo.

Na oportunidade, o presidente da Assembleia, deputado Fernando Toledo (PSDB), que mediou o encontro, assegurou que a Assembleia fará ‘tudo o que estiver a seu alcance para atender a demanda dos indígenas’, acrescentando que os deputados se farão presentes à reunião marcada para esta quarta-feira (05), às 10h, na sede provisória da secretaria, que funciona no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), no Farol.

Também participarão do encontro representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público do Trabalho (MPT), secretarias da Educação e da Mulher, e Fundação Nacional do Índio (Funai).

E após o encontro desta terça, Dudu Hollanda, que é 4º secretário da Mesa Diretora e líder do PSD na Assembleia, ainda participou de sessão plenária na qual os deputados apreciaram projetos de lei de interesse do Executivo e do Judiciário, a exemplo de matéria que versa sobre o realinhamento salarial na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Alagoas.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *