Dudu quer que Eletrobras se explique sobre apagão em Maceió

O deputado estadual Dudu Hollanda (PMN), durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Alagoas, cobrou da Eletrobras Distribuição Alagoas uma resposta no que diz respeito ao apagão que afetou toda a região metropolitana de Maceió, inclusive municípios circunvizinhos, como Satuba e Marechal Deodoro, na noite da última quarta-feira (03).

Para o deputado, a estatal, que responde pelo fornecimento da energia elétrica em todo o Estado, precisa esclarecer as reais causas da total interrupção que deixou a capital às escuras, causando sérios prejuízos a milhares de pessoas, entre moradores e comerciantes – alguns deles, inclusive, chegaram a perder mercadorias em virtude da deficiência no abastecimento.

A cobrança foi por ocasião de pronunciamento, da tribuna da Assembleia, pelo deputado Joãozinho Pereira (PSDB). “Faço esta reclamação em nome do povo da capital. Naquela noite, logo após mais uma reunião com os deputados que integram a CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] da TIM [operadora de telefonia investigada devido a falhas na prestação do serviço], dirigi-me ao meu gabinete para, juntamente com meus assessores, elaborar mais um projeto de lei em benefício dos alagoanos, quando tudo apagou. Por sorte o meu computador portátil estava carregado”, recordou.

O deputado lembrou ainda já ter feito parte, quando vereador por Maceió, de uma CPI para investigar as lacunas no fornecimento de energia elétrica.

“A Eletrobras disse que desta vez o problema foi na subestação do Tabuleiro do Martins. Em outra data, a causa veio da subestação de Cruz das Almas. Outra vez foi em Messias. Ou seja, precisamos saber o motivo pelo qual o sistema parece tão vulnerável. E na noite do apagão em Maceió, a cidade permaneceu muito tempo às escuras”, salientou Dudu.

O também 4º secretário da Mesa Diretora lembrou ainda que Alagoas possui uma hidrelétrica, a de Xingó, além de outra se encontrar instalada na cidade baiana de Paulo Afonso. “Então qual o motivo destes apagões se estamos tão próximos delas? O que está havendo?”, questionou Hollanda, afirmando que uma cidade grande como Maceió ‘não pode ser castigada desta maneira, principalmente porque muitas pessoas estão a trabalhar a qualquer hora do dia’.

A Eletrobras chegou a informar que o apagão teria sido ocasionado por uma explosão em transformador da subestação do Tabuleiro. Contudo, no dia seguinte à falta de luz, a assessoria de comunicação da empresa emitiu uma nota por meio da qual afirma que técnicos ainda estão a averiguar o que teria causado a interrupção do fornecimento.

Celeridade

Na mesma sessão, o deputado Dudu Hollanda – enquanto membro da Mesa Diretora – destacou ainda sua preocupação para com a celeridade no trâmite de projetos de lei, indicações e requerimentos de autoria dos colegas parlamentares na Assembleia Legislativa.

Ele afirmou ter tido o cuidado de se deslocar até o setor responsável pelo encaminhamento das solicitações aos órgãos responsáveis, ouvindo como resposta que os funcionários já estão trabalhando para que se garanta o envio no tempo mais curto possível.

A afirmação foi em virtude de pronunciamento do deputado João Henrique Caldas (PTN), que parabenizou a iniciativa da Mesa Diretora.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *