Dudu Hollanda destaca importância de Centros de Segurança Pública em Alagoas

Em entrevista à TV Assembleia, o deputado estadual Dudu Hollanda (PSD) destacou, na tarde desta quarta-feira (28), a importância dos Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs), prestes a completar dois anos de atuação em Alagoas, integrando as polícias Civil e Militar no combate à violência. Na oportunidade, Dudu lembrou os resultados já obtidos com o projeto executado pelo governo estadual, contribuindo decisivamente na redução dos índices de criminalidade.

“Trata-se de um programa muito importante. Já são 16 centros inaugurados, além de outros cinco em construção, com o governo já obtendo resultados positivos nas regiões onde os CISPs foram instalados”, falou Dudu, acrescentando que o governo pretende ultrapassar os 30 centros até o final da gestão Renan Filho (MDB).

“Tenho participado de algumas inaugurações e visto de perto o trabalho ostensivo e de prevenção das polícias em várias regiões. Isso facilita o apoio à população, já que os centros dispõem de toda a estrutura necessária, estando interligados, por exemplo, à Secretaria de Segurança Pública”, emendou o parlamentar.

Hoje, os centros integrados estão distribuídos de forma estratégica em todo o estado. Os municípios contemplados têm incremento policial, dobrando o efetivo de policiais civis e militares que atuam naquela localidade. O programa foi lançado em 2017 e paga aos policiais em suas folgas R$ 120 por cada serviço realizado.

De acordo com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da SSP, há municípios que já reduziram em quase 70% o número de homicídios após a instalação do CISP. Em Cajueiro, por exemplo, os assassinatos caíram de 14, no ano de 2017, para quatro até setembro de 2018, perfazendo uma redução de 69,2%.

Homenagem a Luiz Dantas

Minutos antes, durante a sessão ordinária desta quarta-feira da Assembleia Legislativa de Alagoas, Dudu pediu a palavra para, em questão de ordem solicitada pelo colega deputado Inácio Loiola (PDT), parabenizar o presidente do Legislativo, deputado Luiz Dantas (MDB), pela passagem de seu aniversário.

“Também quero, publicamente, externar meus votos de felicidade à vossa excelência. Falar de Luiz Dantas é falar de um grande personagem da história política de Alagoas. Posso dizer que conheço vossa excelência há mais de 30 anos, quando eu ainda era garoto. Também sou amigo de seus filhos, com quem convivi na então Casa Escola Montessoriana, quando conheci, inicialmente, o criador de gado de leite Luiz Dantas”, recordou o deputado.

Ainda com a palavra, Dudu também lembrou a vitoriosa caminhada de Luiz Dantas, a quem se referiu como “um homem cumpridor”, rumo à Câmara Federal. “Na década de 90, quando eu seguia para à escola, Maceió acordou repleta de faixas com dizeres sobre Luiz Dantas, que se apresentava como ‘o novo’ e foi eleito o terceiro deputado federal mais votado naquele pleito. À época, tive a felicidade de também vê-lo atuando, ao lado do meu pai [o ex-deputado Antônio Hollanda], por três mandatos em Brasília”, disse o parlamentar que, no Legislativo Estadual, conviveu com Luiz Dantas durante oito anos.

Natural de Batalha, Luiz Dantas está em seu segundo mandato como deputado estadual. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também já foi secretário da Fazenda (1987-1989) e de Saneamento e Energia do Estado de Alagoas (1995-1997).

About the author