Dudu homenageia professor com título de cidadão alagoano

O deputado estadual Dudu Hollanda (PSD), durante sessão especial realizada na tarde desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa de Alagoas, concedeu o título de cidadão alagoano ao professor mineiro José Romero Nobre de Carvalho, diretor do SEB-COC em Maceió. Na oportunidade, o parlamentar destacou o espírito empreendedor do homenageado, responsável pelo sistema de ensino que se tornou referência em Alagoas.

Romero é natural de Juiz de Fora-MG. Em Alagoas, coordena uma das mais respeitadas instituições de ensino do país, beneficiando cerca de 250 mil alunos. Tem fomentado ainda projetos que visam à preservação do meio ambiente e a importância da doação de sangue, por exemplo. Com o ‘Voluntariado Educativo’, promove ainda a solidariedade com doações de brinquedos, alimentos e roupas a creches e asilos da capital e interior.

“Graças à credibilidade da instituição de ensino que administra, o consultor e conferencista José Romero também realiza, com sucesso, projetos como o ‘Orgulho Alagoano’, valorizando as manifestações artísticas e folclóricas do nosso Estado”, comentou o deputado Dudu Hollanda, que falou para um plenário repleto de convidados e cujo projeto de lei recebeu aprovação unânime.

Em seu discurso, Dudu lembrou ainda a paixão do homenageado pela arte de escrever, já que Romero colabora com várias publicações que abordam temas educacionais, sempre a compartilhar sua experiência no tocante à busca por conhecimento. Como se não bastasse, o professor também se debruça sobre a literatura infantil, já se preparando para o segundo livro de sua autoria.

“Em pouco mais de um ano exercendo meu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, apresentei apenas duas propostas para entrega de título de cidadão alagoano; a primeira para o ex-presidente Lula, enquanto que a segunda, para o professor Romero. E apesar de mineiro, Romero ama Alagoas e as belezas de nossa terra, já muito bem familiarizado às tradições locais”, reforçou Dudu.

Ainda com a palavra, o deputado destacou o vasto currículo do professor, que o utiliza para fortalecer a preparação de centenas de alunos, a fim de que possam sempre se sobressair, dentro e fora do ambiente escolar. “Esta homenagem ainda é muito singela frente ao potencial de quem muito faz por Alagoas, encarando a educação como o mais importante instrumento de transformação social”, emendou Dudu Hollanda, que estendeu a homenagem aos professores e estudantes presentes, bem como a familiares e amigos de José Romero.

Na sequência, foi a vez de o educador usar a tribuna da Casa de Tavares Bastos para agradecer a presença de todos, enaltecendo o profissionalismo de todos os que fazem o SEB-COC em Alagoas. “Despertar no aluno o prazer para o estudo somente é possível com o irrestrito apoio de nossos colaboradores. Sinto-me nascendo de novo, pois, Alagoas enche meu coração de alegria. Hoje, posso finalmente dizer que sou da terra dos marechais, de Graciliano Ramos, de Lêdo Ivo e de tantos outros ícones de cultura tão grandiosa”.

E quem também fez uso da palavra foi a esposa do homenageado. “Alagoas ganhou um grande cidadão, graças ao deputado Dudu, que fez com que meu marido realizasse mais um sonho”, ressaltou Camila Albuquerque, tendo sido complementada pelo presidente do Conselho Deliberativo da Caixa Beneficente da Polícia Militar de Alagoas, coronel Ivon Berto, que se referiu a José Romero ‘como um homem predestinado ao sacerdócio de educar’.

“O deputado Dudu é uma pessoa iluminada. Ele está de parabéns pela iniciativa de homenagear quem tanto trabalha para difundir o saber em nosso Estado”, discursou o militar, cujo projeto social conta com o apoio do homenageado, que fornece apoio material e pedagógico ao Colégio Floriano Peixoto, situado no bairro do Trapiche, em Maceió.

Também participaram da solenidade, além dos deputados estaduais que se fizeram presentes à sessão ordinária, a diretora pedagógica do SEB-COC Maceió, Geyne Branco; o diretor-presidente do SEB-COC, Chaim Zaher; o promotor Fernando Araújo (que representara o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares); o corregedor do Ministério Público Estadual, Antiógenes Lira; e o ex-governador Divaldo Suruagy.

Breve histórico do homenageado:

Filho de retirante nordestino, José Romero conheceu, desde criança, os valores da ‘nordestinidade’. Estudante esforçado, iniciou o ensino fundamental no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, onde também concluiu o ensino médio.

Cursou História na Universidade Federal de Juiz de Fora, vindo a concluir pós-graduação em História do Brasil, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, além de em Marketing, pela Fundação Machado Sobrinho-MG, especializando-se em ‘Cangaço Brasileiro’.

Com o irrestrito apoio da família, iniciou o curso de Mestrado pela Universidade Moura Lacerda, em Ribeirão Preto-SP, onde participara da fundação de duas escolas.

Como educador, assumiu a gestão do Sistema COC de Ensino, tendo sido convidado para dirigir a unidade Maceió ainda em 2007, quando implantara inovadora metodologia, logo vindo a obter conceito de qualidade atestado pelo Ministério da Educação (MEC), firmando, inclusive, parceria com instituição britânica.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *