Dudu vê legitimidade em protestos, mas elogia governo

O deputado estadual Dudu Holanda (PSD), durante a sessão plenária desta terça-feira (18) da Assembleia Legislativa de Alagoas, utilizou a tribuna da Casa de Tavares Bastos, para, em aparte a pronunciamento do colega deputado João Henrique Caldas (PTN), afirmar reconhecer a legitimidade dos protestos que estão sendo realizados em várias regiões do país, com o objetivo de se cobrar – além de melhorias ao transporte público nos grandes centros urbanos – maior investimento em áreas consideradas essenciais, como saúde, educação e segurança.

Na oportunidade, o parlamentar disse que os estudantes e a sociedade civil organizada devem continuar a reivindicar seus direitos, desde que de forma pacífica. No entanto, para o deputado, ‘há também de se reconhecer as muitas ações do governo federal em Alagoas’.

“A presidenta Dilma Rousseff tem dispensado especial atenção ao nosso Estado. Semana passada, por exemplo, outras 26 máquinas agrícolas foram doadas a produtores alagoanos, em evento na cidade de São José da Tapera e que contou com a presença do ministro da Reforma Agrária, Pepe Vargas”, recordou o deputado, que acompanhara – na Associação Comercial, em Maceió – a entrega solene das retroescavadeiras e motoniveladoras, que vão servir na recuperação de estradas e na limpeza e escavação de açudes, favorecendo a agricultura familiar.

“Em maio passado, em Arapiraca, outras 79 máquinas pesadas já haviam sido entregues, beneficiando 64 prefeituras do interior do Estado”, reforçou Dudu Holanda, reportando-se à importância do investimento para as regiões mais carentes ‘e que tanto necessitam de tais equipamentos para a execução de serviços diversos, a fim de que possam melhorar, por exemplo, a trafegabilidade nas muitas estradas de barro”, avaliou o deputado estadual.

Ainda com a palavra, Dudu Holanda também lembrou a recente passagem, por Alagoas, do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, que inaugurou, semana passada, agência do INSS no município de Cajueiro. “O plano de expansão da Previdência contempla ainda a construção, nos próximos anos, de outras 11 agências no interior de Alagoas, que hoje dispõe de 35 unidades”, emendou o deputado estadual.

“Como se não bastasse, o governo federal ainda inaugurou, em Arapiraca, a nova subestação da cidade, em evento que trouxe a Alagoas, pela terceira vez e pelo mesmo motivo, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão”, complementou Dudu Holanda, reportando-se à solenidade realizada no último domingo (16) e destacando que o investimento vai beneficiar mais de 600 mil pessoas de 12 municípios do Agreste e Sertão, impulsionando o desenvolvimento destas regiões.

Sobre os protestos

Já sobre os protestos que ganharam os quatro cantos do país, inclusive Alagoas, Dudu Holanda comentou que o Brasil precisava realizar investimento de grande monta para poder se adequar às normas da Fifa – entidade máxima do futebol mundial – e então receber a Copa do Mundo, um dos maiores eventos esportivos do planeta. “Este é um dos motivos dos protestos. É claro que ainda há muito a se fazer em várias outras áreas. Mas precisamos considerar também que o Brasil ainda é um país emergente, em crescimento. Nossa moeda ganhou força e as portas para a inovação tecnológica se abriram. Hoje, por exemplo, já competimos com outros países, em igualdade de condições, até na indústria automobilística”, analisou o deputado.

Ainda em aparte, Dudu Holanda também rechaçou as críticas que alguns ainda costumam fazer ao Bolsa Família, programa do governo federal  que beneficia 16 milhões de brasileiros em situação de pobreza ou extrema pobreza. “Dizem que o Bolsa Família é o maior cadastro legalizado do país, quando não o enxergam como importante fonte de renda a quem muitas vezes não tem sequer o que comer”, refletiu o parlamentar, considerando a discordância, porém, ‘algo natural ao processo democrático’.

“Contudo, reforço que precisamos reconhecer o que está sendo feito, externando nossa gratidão para com as ações do governo federal”, emendou Dudu Holanda, parabenizando também episódio em que se viu verdadeira união – ignorando-se os partidarismos – por Alagoas, quando, no último final de semana, o senador Fernando Collor (PTB) deu carona, em seu veículo, aos colegas senadores Benedito de Lira (PP) e Renan Calheiros (PMDB), além de ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e ao ministro Edison Lobão.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *