Dudu volta a cobrar construção de aeroportos regionais em Alagoas

O deputado estadual Dudu Hollanda (PSD), durante a sessão plenária dessa quarta-feira (27) da Assembleia Legislativa de Alagoas, utilizou a tribuna da Casa de Tavares Bastos para destacar mais uma relevante iniciativa do governo federal, que pretende investir cerca de R$ 3,5 bilhões em 200 terminais de passageiros no país, segundo o ministro-chefe de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, além de R$ 7,3 bilhões previstos para a primeira etapa do plano de aviação regional – contemplando, em sua primeira fase, 270 aeroportos regionais.

Dudu também destacou que o pacote de investimentos contempla ainda a autorização para que aeroportos privados possam operar voos comerciais, aumentando assim a oferta de terminais para a aviação regional, além de concessões à iniciativa privada para aeroportos municipais e estaduais.

“Arapiraca, a segunda maior cidade do Estado, já necessita de um aeroporto. Em Maragogi, por exemplo, tem-se a mesma expectativa, que perdura desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Porém, a iniciativa da presidente Dilma Rousseff agora nos faz acreditar que os aeroportos regionais finalmente sairão do papel”, comentou o deputado estadual, destacando que o projeto deve permitir a construção de 800 aeroportos em todo o país.

“A aviação terá grande importância para o comércio e para o desenvolvimento do Agreste como um todo, fomentando ainda o turismo na região que mais cresce em Alagoas”, emendou Dudu, afirmando lamentar o fato de muitos arapiraquenses preferirem se deslocar para o estado vizinho de Sergipe a embarcar no aeroporto internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, devido à distância para a capital alagoana.

“Tenho conversado com o senador Renan Calheiros sobre o assunto, para que possamos convencer a bancada federal de Alagoas a apostar nos aeroportos regionais, que já beneficiam regiões como Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e Petrolina, em Pernambuco”, reforçou o deputado estadual, aparteado pelo colega Temóteo Correia (DEM), que parabenizou a iniciativa do parlamentar e destacou a necessidade de a União também investir nos grandes aeroportos, visando à realização de grandes eventos, como a Copa do Brasil, em 2014.

Novamente com a palavra, Dudu Hollanda voltou a se reportar à importância de se investir na construção de um aeroporto em Arapiraca, ‘o oitavo município que mais se desenvolve no Brasil, segundo recente levantamento’. “E é justamente por isso que aquela cidade necessita de infraestrutura capaz de acompanhar tamanho desenvolvimento, contemplando também municípios circunvizinhos, como Craíbas, que já abraça quarenta mil habitantes”, avaliou.

Em novo aparte, o deputado Gilvan Barros também parabenizou o colega parlamentar, reforçando os benefícios que um empreendimento do porte de um aeroporto trarão para sua cidade natal. Na sequência, já em tom de despedida, Dudu Hollanda retomou a palavra para solicitar ao presidente da Assembleia, deputado Fernando Toledo (PSDB), que encaminhe moção de congratulações, em nome do Legislativo Estadual, à Presidência da República, agradecendo ainda o apoio dos servidores da Casa, antes do encerramento da última sessão do ano.

“Foi um ano propositivo e muito positivo, em que o parlamento cumpriu seu papel, aprovando projetos em prol da sociedade alagoana”, resumiu o também líder do PSD na Assembleia, tendo sido convocado para a posse, em fevereiro de 2013, da nova Mesa Diretora, reeleita para mais um biênio, com Dudu Hollanda como 4º secretário da comissão permanente.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *