Eduardo Holanda homenageia o empresário Emerson Tenório

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Eduardo Holanda (PMN), homenageou, durante sessão especial realizada na tarde desta quinta-feira (13), o empresário Emerson de Melo Tenório. Alagoano natural de Atalaia, o engenheiro agrônomo de 61 anos, formado pela Universidade Rural do Brasil, no Rio de Janeiro, é casado e tem três filhos que logo viram o pai se notabilizar na área empresarial – voltada para as áreas agroindustrial e alimentícia –, contribuindo assim para com o desenvolvimento do estado onde nasceu e se criou.

A concessão do título de cidadão honorário da cidade de Maceió foi aprovada por unanimidade entre os vereadores, após proposição do presidente Eduardo Holanda, que também entregou ao empresário, durante a solenidade no prédio-sede da Câmara, no Centro de Maceió, a comenda desembargador Mário Guimarães, uma das maiores honrarias do Legislativo Municipal, concedida, inclusive, a personalidades nacionais que se destacam pelos relevantes serviços prestados à sociedade em geral.

Emerson Tenório é membro do conselho diretor da Associação Comercial do Estado de Alagoas, do Conselho de Ciência e Tecnologia do Estado, e do Conselho Fiscal da Cooperativa dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas. Foi diretor de várias empresas, tanto em Alagoas, quanto em outros estados, gerindo, por exemplo, a Socôco e a Amacôco – Água de Côco da Amazônia LTDA (com sede no estado do Pará), assumindo ainda a direção administrativa da Usina Triunfo.

Possui especialização em cana de açúcar e estatística agrícola e já visitou vários países – participando de diversos outros cursos –, a exemplo da África do Sul, Austrália e Hawaí, além de muitos outros do continente europeu, como Alemanha, Espanha, Suécia, Holanda e Inglaterra.

Por sua dedicação à profissão que escolheu ainda adolescente, já fora agraciado com vários diplomas e comendas, como o diploma de sócio benemérito especial do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), a comenda Gustavo Paiva – concedida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) –, e o diploma Amigo da Marinha, sendo ainda cidadão honorário de Mojú (município do interior do Pará) e líder empresarial da Gazeta Mercantil, eleito por seis anos consecutivos pelo Fórum de Líderes do mais tradicional jornal de economia do País.

Para o vereador Eduardo Holanda, homenageá-lo com a entrega do título de cidadão e a comenda Mário Guimarães ‘é uma indispensável oportunidade de reconhecer a contribuição de Emerson Tenório (foto ao lado) para com a geração de emprego e renda em todo o nosso estado’. “Lembro-me muito bem quando conheci as instalações da Socôco, quando perguntei ao Emerson se ele já havia sido lembrado pelo trabalho que desenvolve. Foi quando decidi agraciá-lo com este título e com a comenda. Sinto-me honrado em poder agraciá-lo com estas homenagens, em nome da Câmara e da sociedade maceioense”, comentou o vereador.

Com a palavra, o homenageado fez um emocionado discurso em que narrou sua trajetória de vida, lembrando a evolução de Maceió, onde viu crescer o que à época era considerado um ‘arranha céu’: o Edifício Breda, no Centro da capital alagoana. “Foi em Maceió onde conheci o cinema e o futebol, na época em que ou eu pegava o ônibus ou tinha dinheiro para tomar um sorvete, pelo qual era apaixonado”, recordou Emerson Tenório, que adquiriu a Socôco em 1983, quando passou a acompanhar de perto a evolução da cidade que escolheu para viver.

“Não sou político, mas admiro quem sabe administrar um lugar, governar uma sociedade. Mas precisamos de muito mais. Maceió foi pioneira em telefonia, encontrou-se o primeiro poço de petróleo do Brasil em Ipioca, mas nossa capital ainda perde em importância regional para outras cidades. Todas as vezes em que tive oportunidade, tentei convencer amigos do Sul para aqui investirem, mas a desconfiança ainda era grande. Temos um bom prefeito e um excelente governador, trazendo fábricas e gerando emprego e renda, embora não possamos nos esquecer do social”, refletiu o empresário, agradecendo o apoio de todos os seus parceiros e colaboradores. “Trata-se de uma empresa [a Socôco] que muito me orgulha, assim como todos os alagoanos”, concluiu.

A concorrida solenidade contou com a presença de várias autoridades: Humberto Gomes, presidente do Sindicato dos Hospitais de Alagoas; Cláudia Pessoa, secretária municipal de Turismo, representando o prefeito Cícero Almeida (PP); o ex-deputado federal José Thomaz Nonô (DEM); Omar Coelho, presidente da OAB-AL; Álvaro Machado, chefe do Gabinete Civil, representando o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB); o ex-governador Divaldo Suruagy; os deputados estaduais Rui Palmeira (PSDB) e Isnaldo Bulhões (PDT), os deputados federais Francisco Tenório (PMN) e Benedito de Lira (PP), além do vereadores Marcelo Malta (PCdoB), Marcelo Palmeira (PV) e Francisco Holanda (PP).

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *