Eduardo Holanda valoriza a cultura popular nordestina

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Eduardo Holanda (PMN), segue trabalhando para valorizar a cultura nordestina. No próximo dia 17 de junho, mês do São João, Holanda vai homenagear, em sessão especial a ser realizada no plenário da Câmara, no Centro de Maceió, os cantores Cláudio Rios e Evaldo Silva, consagrados no cenário nacional com suas canções que retratam, no ritmo do forró, a sofrido cotidiano do povo nordestino. 

Para o vereador, a concessão do título de cidadão honorário da cidade de Maceió para a dupla de artistas é uma forma de homenagear quem, de fato, busca a valorização das tradições locais. “Cláudio Rios é paulista, mas veio morar em São José da Laje, interior de Alagoas, ainda criança. Já o alagoano Evaldo Silva dispensa comentários. Autor da música ‘Rainha do Vaqueiro’, uma das mais tocadas nas rádios nordestinas e já regravada por grandes bandas, como Aviões do Forró, ele apaixona corações por onde passa”, entusiasma-se Holanda. 

Os requerimentos para as homenagens foram aprovados, por unanimidade, durante sessão plenária da Câmara de Maceió.  

Evaldo Silva 

Nascido em São Jose da Laje, município localizado a 97 km de Maceió, Evaldo Anselmo da Silva – que se intitula ‘O Vaqueiro Apaixonado’ – é filho de agricultores, o segundo de uma prole de nove filhos. Ainda com doze anos, começou a cantar aboios e toadas (cantos típicos do nordeste brasileiro) arriscando-se ainda a improvisar repentes.  

Em 2001, lançou, juntamente com o cantor Carlos Cavalcante, o primeiro CD, intitulado ‘Tenho Orgulho de Ser Nordestino’, logo reconhecido pelo sucesso ‘Vou morrer Embriagado’, de autoria do próprio Evaldo Silva. 

Já em 2004, ainda com seu parceiro Carlos Cavalcante, lançou o segundo trabalho com o sucesso ‘Rainha do Vaqueiro’, regravado por inúmeros artistas. Também de seu segundo álbum, Evaldo Silva viu o grupo ‘Nonatos’ – conhecido nacionalmente – gravar outra canção de sua autoria, ‘Um Nós por dois Eus’. 

Evaldo (foto) agora segue carreira solo, com seu mais novo trabalho, ‘Rainha do Vaqueiro’, relembrando os antigos sucessos. Neste álbum, Evaldo Silva conta com a participação da banda Aviões do Forró, que, com a música ‘Pura Adrenalina’, presta-lhe uma homenagem em reconhecimento ao profissionalismo do cantor alagoano. 

Cláudio Rios

Natural de Mauá, interior de São Paulo, João Cláudio Rios (foto acima) deixou a cidade natal ainda com quatro anos de idade, quando passou a viver, com os pais, em São José da Laje, onde deu seus primeiros passos na música como cantor de vaquejada.

Não demorou muito para a carreira engrenar, logo contabilizando seu décimo oitavo CD que lhe conferiu o título de ‘Rei das Vaquejadas’, com um trabalho marcado pela divulgação da causa nordestina, com o foco em suas paixões e na luta por uma melhor condição de vida.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *