Confira entrevista sobre criação de municípios à TV Pajuçara

Clique aqui e confira a entrevista do deputado Dudu Hollanda (PSD) à TV Pajuçara. Na oportunidade, Dudu Hollanda falou sobre o distrito de Luziápolis, em Campo Alegre, Agreste alagoano, e o bairro Benedito Bentes, em Maceió, assegurando que ambos já abraçam todos os requisitos à emancipação.

Segundo o parlamentar, as comunidades devem ser transformadas em municípios porque já se tornaram independentes, inclusive economicamente, das cidades às quais pertencem.

Ainda na opinião do deputado, emancipadas, tais localidades poderão se desenvolver ainda mais. “A comunidade terá de fato a quem reivindicar seus direitos”.

Entenda

O Senado Federal aprovou novas regras para a criação de municípios, de modo que o Brasil poderá ganhar 188 novas cidades. Uma das exigências é possuir ao menos oito mil habitantes, quando o Benedito Bentes, por exemplo, já possui mais de 150 mil moradores.

Ou seja, basta a presidente Dilma Rousseff (PT) sancionar a lei que devolve às assembleias legislativas a prerrogativa de criar cidades, com o posterior estudo de viabilidade técnica, seguido de um plebiscito.

“Tanto Luziápolis, quanto o Benedito Bentes, estão dentro de tudo o que é exigido, do mínimo ao máximo”, destaca Dudu Hollanda, confiante na possibilidade de se enquadrar os distritos nos limites impostos pela nova lei.

Para o relator da matéria, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), a medida não tem viés eleitoral e não busca criar os chamados currais eleitorais. Segundo ele, os distritos geralmente são abandonados pelas prefeituras e tendem a se desenvolver muito mais depois de emancipados.

“Atualmente, 90% das cidades já foram distritos. E não conheço nenhum distrito emancipado que queira voltar à condição anterior”, avalia.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *