Holanda antecipa eleição à Mesa e admite pré-candidatura a deputado

A Câmara de Vereadores de Maceió realizou, na manhã desta quarta-feira, 10, sessão extraordinária, a pedido do líder do prefeito no Legislativo, o vereador Galba Novaes (PRB), a fim de que os parlamentares apreciassem duas mensagens do Executivo, lidas em plenário e submetidas às comissões específicas, a fim de que sejam votadas posteriormente. As mensagens versam sobre a denominação, de Avenida Luis Márcio Acioli, à pista que vai ligar a Avenida Juca Sampaio à Avenida Rotary, e sobre a criação da Semana da Família, compreendendo a última semana de setembro, antecedendo assim o Dia das Crianças.

Contudo, as atenções estiveram voltadas à outra discussão, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) – que funcionou, em 2009, como sede provisória da Câmara –, no bairro Cruz das Almas, em Maceió.  Tudo porque o presidente do Legislativo, vereador Eduardo Holanda (PMN), no uso de suas atribuições, antecipou – conforme publicação na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Município – as eleições da Mesa Diretora para o biênio 2011-2012. A votação acontecerá na manhã do próximo sábado de ‘Zé Pereira’, a partir das 9 horas, na referida faculdade.

“Permanecerei no mandato, e na presidência desta Casa, até o final do ano, honrando assim a confiança que em mim depositaram. O prefeito Cícero Almeida precisa manter a estabilidade da relação com o Legislativo. Por isso, já há um nome de consenso, que é o do vereador Galba Novaes (PRB), que, assim como eu, já está em seu quarto mandato, gozando de nossa confiança. Ele reuniu o colegiado e já apresentou chapa à disputa. O procedimento [antecipação da eleição] tem previsão legal e já fora feito quando o hoje deputado federal Maurício Quintella era presidente da Câmara de Maceió”, comentou Holanda.

De acordo com o presidente, o acordo foi fruto de um entendimento político firmado pela bancada governista, hoje composta por 17 vereadores. “A antecipação se deu porque a Câmara vive um bom momento. O objetivo ora buscado é o da harmonia, visto que a chapa encabeçada pelo experiente vereador Galba Novaes já nasce com o apoio do prefeito. O Galba, que sonha ser deputado federal, representa a maturidade da Casa e nada mais justo que a mesma seja entregue em boas mãos”, emendou o vereador, admitindo sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de outubro, ‘por uma questão familiar’.

“Eu trabalho até o último voto, com os pés no chão. Mas acredito que os desafios que enfrentei no ano passado, enquanto presidente, credenciam-me à disputa. Afinal, tivemos muitos avanços, a exemplo da instalação da TV Câmara, da regulamentação da verba de gabinete, da extinção de duzentos e sessenta e dois cargos comissionados, além da reforma do prédio-sede da Câmara”, complementou o vereador Eduardo Holanda, reforçando que a previsão de conclusão das obras é o próximo dia 23, quando serão retomados os trabalhos legislativos.

Quando questionado pela imprensa acerca do ‘mal-estar’ quando de sua eleição à Mesa Diretora, em janeiro de 2009 – quando o prefeito Cícero Almeida chegou externar sua insatisfação para com a chapa encabeçada por Dudu –, Holanda esclareceu: ‘Aquele foi outro momento. O Cícero não havia lançado candidatura e eu já tinha me apalavrado com meus pares. A chapa rachou, perdemos seis apoios, mas permanecemos com treze. Porém, logo fomos construindo a bancada governista, hoje fortalecida e liderada pelo vereador Oscar de Melo (PP)’.

Vereadores presentes à sessão desta quarta

Confira os nomes da chapa candidata à eleição de sábado:

Galba Novaes (PRB) – presidente –, Chico Holanda (PP) – 1º vice-presidente –, Dino Júnior (PCdoB) – 2º vice-presidente –, Silvio Camelo (PV) – 1º secretário –, Oscar de Melo (PP) – 2º secretário –, Davi Davino (PP) – 3º secretário.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *