Entrevista para a Folha da Barra

O jovem vereador Eduardo Holanda está no quarto mandato. Foi eleito pela primeira vez em 1996, aos 20 anos, com 2.995 votos. Em sua trajetória parlamentar, já recebeu os títulos Campeão de Votos, do Instituto Nacional Municipalista, e Vereador do Ano 2000, concedido pelo INCOP.

Dudu Holanda, como é mais conhecido, tem sido realmente um dos vereadores que mais se destacam na Câmara. É autor de projetos de repercussão, que visam melhoria para todo o povo da capital: a isenção da taxa em concursos públicos municipais para cargos cuja remuneração não ultrapasse dois salários mínimos ratifica isso. É também de sua autoria a indicação do Título de Cidadão Honorário de Maceió ao empresário e político alagoano Geraldo Sampaio.

De currículo parlamentar invejável, Dudu Holanda foi líder do governo Kátia Born na Câmara, em 1999, e presidente em exercício do Legislativo Municipal (2000). De 1999 a 2000, foi vice-presidente, e Primeiro Secretário, nos anos de 2003 a 2004. Hoje preside a Câmara Municipal.

1. Segundo algumas notícias divulgadas pela imprensa, o senhor não vinha tendo um bom relacionamento com o prefeito Cícero Almeida. Como está atualmente a relação entre os poderes Executivo e Legislativo?

R= NUNCA TIVE PROBLEMAS COM O PREFEITO CÍCERO ALMEIDA, QUE, INCLUSIVE, É MEU AMIGO. O QUE HOUVE, APENAS, FOI UMA DISCORDÂNCIA NA COMPOSIÇÃO DA MESA. CONSEQUENTEMENTE, ISSO GEROU UM MAL ESTAR. MAS JÁ ESTÁ TUDO MUITO BEM RESOLVIDO. TEMOS UMA EXCELENTE RELAÇÃO POLÍTICA.

2. Com o agravamento da crise mundial, o governo brasileiro já insinua corte no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), o que vai afetar a economia de muitos municípios alagoanos. A Câmara Municipal de Maceió já começou a adotar medidas para se adequar a essa crise econômica?

R= ATÉ O PRESENTE MOMENTO NÃO TIVEMOS NENHUM TIPO DE REFLEXO COM A CRISE, MAS JÁ ESTAMOS ESTUDANDO MEDIDAS PREVENTIVAS.

3. O senhor visitou, no começo do mês, o Neafa (Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis), ONG cujo trabalho se volta para a comunidade carente e para a proteção a animais de ruas. Quais são as propostas da câmara para o núcleo, que corre o risco de fechar?

R= FUI INFORMADO SOBRE O LINDO TRABALHO DO NEAFA E SOBRE A DATA DE SEU FECHAMENTO POR FALTA DE RECURSOS. COMOVI-ME E BUSQUEI SOLUÇÕES PARA ESSE PROBLEMA. CONTEI COM O APOIO DE TODOS OS VEREADORES, COM A SENSIBILIZAÇÃO DO PREFEITO E DE TODA A SOCIEDADE. AGORA, ESTOU TENTANDO COLHER OS FRUTOS DE MAIS UMA MISSÃO, POIS TODA A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A REALIZAÇÃO DE UM CONVÊNIO JÁ FOI ENTREGUE.

4. Político jovem, mas já experiente, o senhor também é amante de esportes tradicionais, como a VAQUEJADA. A atarefada vida política tem lhe dado tempo para se dedicar ao esporte?

R= MINHA PRIORIDADE É O TRABALHO. MAS, NAS HORAS VAGAS, PRATICO O MEU ESPORTE FAVORITO, A VAQUEJADA. QUANDO ENTRO NO PARQUE, ESQUEÇO TUDO E CORRO PARA O ATAQUE.

5- Quantos troféus o senhor ganhou? Qual foi a competição que marcou sua trajetória?

R= GANHEI MUITOS TROFÉUS. TENHO MAIS DE 200 REUNIDOS NO HOLANDÃO. TENHO ORGULHO DO QUE FAÇO E, PARA MIM, A MELHOR RECOMPENSA É FALAR DE CADA COMPETIÇÃO COMO SE FOSSE A ÚNICA. POR ISSO, POSSO AFIRMAR QUE TODAS MARCARAM MINHA TRAJETÓRIA.

6- O senhor garantiu que faria ulgumas mudança na Câmara. Uma delas era implantar a TV e Rádio digital, além do site. Como anda o desenvolvimento?

A TV DIGITAL JÁ ESTÁ NO AR. TODAS AS SESSÕES SÃO EXIBIDAS PELA BIG TV, NO CANAL 15, E A RÁDIO, PELO SITE WWW.CMM.AL.GOV.BR, QUE POR SINAL, ESTÁ QUASE PRONTO, MAS JÁ ESTÁ FUNCIONANDO. MEU OUTRO PROJETO AGORA É O MEU SITE PESSOAL. JÁ ESTAMOS DESENVOLVENDO-O PARA ATENDER MELHOR AOS MEUS ELEITORADOS E A TODA POPULAÇÃO QUE QUISER ACOMPANHAR MINHA VIDA POLÍTICA E PESSOAL.

7-O senhor é um político jovem, porém, bastante experiente. Qual o conselho para quem deseja seguir o mesmo caminho político?

R= FAÇO O QUE AMO COM MUITO RESPEITO AO POVO. A POLÍTICA CORRE EM MINHAS VEIAS. É A MINHA ORIGEM FAMILIAR QUE ME DÁ A ESTRUTURA PARA VENCER COM HUMILDADE, FORÇA E GARRA. POR ISSO, GRAÇAS A DEUS, VEM DANDO TUDO CERTO. O CONSELHO QUE DOU É SEGUIR O CORAÇÃO, OUVIR A FAMÍLIA E CORRER ATRÁS DOS PRÓPRIOS OBJETIVOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *