João Lyra é pré-candidato a prefeito de Maceió em 2012

O anúncio de que pretende disputar a Prefeitura de Maceió mexeu com o xadrez político da sucessão de Cícero Almeida. Há cerca de quinze dias este é o tema mais comentado no meio político. Primeiro o deputado federal João Lyra reuniu a sua assessoria e informou que é pré-candidato a prefeito.

Antes, porém, puxou para si algumas questões administrativas referentes às suas empresas que precisam ser decididas. “Até abril deixo tudo em ordem, tudo organizado para ter um pouco mais de tempo para o PSD e as articulações que também precisamos fazer nos municípios”, programa-se João Lyra.

Presente em 94 dos 102 municípios alagoanos, após o reconhecimento do TSE, no ano passado, quanto a legalidade da sigla e a possibilidade de participar do pleito deste ano, em apenas 10 dias os diretórios estavam formalizados na Justiça Eleitoral. Uma das estratégias, neste momento, é disputar as prefeituras das principais cidades do Estado, casos de Atalaia, União dos Palmares, Penedo, Rio Largo, Arapiraca e Maceió, entre outras.

Enquanto conversa no hall de entrada do Grupo, João Lyra é informado constantemente por um funcionário sobre a produção de suas usinas em Alagoas e Minas Gerais. Um circuito de TV mostra as empresas em funcionamento, moendo. Quando não está em Brasília, dá um expediente de pelo menos 13 horas. Como está de licença para tratamento do ouvido, o que o impede de voar, o número de horas dedicadas ao trabalho é ainda maior. É sempre o primeiro chegar. E se estiver fora do escritório, por telefone recebe informações e toma decisões.

Na política, é só elogios para a administração do prefeito Cícero Almeida. “Lembro como se fosse hoje a conversa que tive com o Almeida, aqui, na varanda do escritório. Vi logo que ele era uma pessoa humilde e trabalhadora e que iria fazer muito por Maceió. Hoje ele é o melhor prefeito que a cidade já teve. A preocupação agora é que o próximo prefeito terá que dar continuidade a este excelente trabalho”, afirma o deputado federal.

De olho na prefeitura e trabalhando para ser o sucessor de Almeida, João Lyra tem conversado com os também deputados federais Rui Palmeira (PSDB) e Givaldo Carimbão (PSB) – ambos são citados também como pré-can didatos -, além do senador Benedito de Lira (PP). Os três são aliados do Governo do Estado. “Temos uma convivência sadia. Precisamos ter entendimento com todos. Temos que fazer o melhor por Maceió e por Alagoas, este é o papel de um político preocupado com o povo”, defende João Lyra.

A partir de abril o deputado federal vai intensificar conversações com os partidos da base aliada da presidente Dilma em Alagoas. No tabuleiro, PT, PP, PDT, PR, PMDB e PTB, entre outros, estão na pauta.

“Estamos juntos apoiando a presidenta Dilma em Brasília. No plano estadual estivemos juntos na eleição do ano passado em Alagoas. Vamos trabalhar para mantermos esse grupo unido. Temos conversado bastante com as lideranças desses partidos e a tendência é que essas conversas se intensifiquem. Ronaldo Lessa, Renan Calheiros, Maurício Quintella, Almeida, por exemplo, serão fundamentais no que pretendemos de melhor para Maceió e para a continuidade da excelente administração do prefeito Almeida. Nenhuma candidatura deve surgir de uma vontade própria. Deve haver a aceitação do grupo e do povo”, garante ele.

No PSD, João Lyra já escalou o vice-presidente do partido, o deputado estadual Dudu Hollanda, e o ex-vereador Nilton Lins para também articularem o fortalecimento da sua pré-candidatura. Ambos são os responsáveis por iniciar conversações com vereadores e lideranças comunitárias em Maceió. No plano nacional é só elogios para a gestão da presidenta Dilma e para o ex-presidente Lula. Sabe João Lyra que uma disputa eleitoral envolve ataques e críticas, mas, demonstrando tranquilidade, se diz vacinado e pronto para o desafio:

“Como dizia meu pai, águas passadas não movem o engenho. Estou pronto para a disputa, para enfrentar mais um desafio e preparado para responder à altura, se for preciso, mas a intenção é apresentar ideias e propostas para melhorar a vida das pessoas e dar continuidade à administração do meu amigo Cícero Almeida”.

*Por Gabriel Mousinho – Jornal Extra ; foto: Arquivo/Tribuna Independente


About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *