Sede da Câmara será reinaugurada na segunda

A reinauguração do prédio-sede da Câmara de Vereadores de Maceió, no Centro da capital, acontecerá na tarde da próxima segunda-feira. Isso porque a Mesa Diretora do Legislativo Municipal achou por bem antecipar a data da solenidade, da terça-feira, 23, para a segunda, 22, a fim de garantir a normalidade da sessão ordinária que marcará o retorno dos vereadores após o recesso parlamentar.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Eduardo Holanda (PMN), a reforma – em que foram investidos R$ 300 mil – vai proporcionar comodidade tanto aos funcionários do poder, quanto àqueles que desejarem acompanhar o trabalho dos legisladores. Para a solenidade desta segunda, várias autoridades foram convidadas, a exemplo do prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), que também deverá, no dia seguinte, participar da primeira sessão plenária do ano 2010.

O vereador Eduardo Holanda lembra que a reforma da sede da Câmara é fruto de parceria – que perdura desde 1999 – com o Banco do Brasil. Ele salienta que, desde que tomou posse como presidente, o Legislativo Municipal não teve qualquer despesa para realizar as sessões. “Não alugamos nenhum dos espaços que ocupamos. Tivemos apenas despesas rotineiras com o deslocamento de materiais, por exemplo, do prédio-sede aos locais onde trabalhamos ao longo do ano passado”, explicou o vereador, lembrando que, em 2009, a Câmara de Maceió passou por três sedes provisórias: Casa da Indústria, no bairro Farol, Escola Técnica de Saúde Valéria Hora, no Centro, além de auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), no bairro Cruz das Almas.

“Preferimos antecipar a reinauguração simbólica para não comprometer a sessão de terça, já que uma solenidade dessas costuma durar no mínimo uma hora e meia, o que comprometeria o restante da manhã, destinada à abertura dos trabalhos”, destacou Holanda, que também tem se empenhado no sentido de garantir a construção de uma nova sede, haja vista que o prédio ‘da Praça Deodoro’ não mais apresenta espaço físico suficiente para suportar a atual demanda.

“Estamos conversando com o prefeito Cícero Almeida, a fim de que o Executivo possa custear essa despesa, já que não temos, apesar de nossas economias, como executar tal obra, em virtude, por exemplo, de nosso reduzido duodécimo”, emendou o vereador, citando o Parque da Pecuária, no bairro do Trapiche, como um dos espaços que poderá abrigar, conjuntamente, as sedes da Câmara e da Prefeitura – que continua a funcionar em prédio alugado no bairro Jaraguá.

“Apesar das muitas benfeitorias, como a questão da acessibilidade aos portadores de deficiência física, nossa atual sede apresenta outros problemas como o que diz respeito a local para estacionamento. Já encaminhei ofício ao superintendente da SMTT [Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito], coronel Jorge Coutinho, solicitando-o que autorize os guardas de trânsito a liberar os dois lados da pista para estacionamento, durante o horário de realização das sessões”, complementou o presidente da Câmara, reforçando que as sessões ordinárias acontecem de terça à quinta-feira, sempre a partir das 9 horas.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *