Vereador comemora anúncio de implantação da Eco Via Norte

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Eduardo Holanda (PMN), utilizou a tribuna da Casa Mário Guimarães – durante a sessão plenária do dia 4 de março, na sede do Poder Legislativo Municipal, no Centro de Maceió –, para externar sua satisfação para com o anúncio, pelo prefeito Cícero Almeida (PP), da implantação da chamada Eco Via Norte. Na oportunidade, o vereador destacou o fato de a obra – que será uma alternativa ao grande fluxo de veículos na capital, sobretudo nos horários de pico – ser fruto de discussão ‘encampada por mim e pela população do Benedito Bentes’.

“Sempre trouxe à tribuna desta Casa discussões acerca do trânsito na nossa cidade. Sou um apaixonado pelo planejamento no que diz respeito às vias, ao trânsito e ao tráfego. Já fui representante desta Casa junto à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A comunidade do Benedito Bentes, onde sempre tive expressivas votações, reconhece o nosso esforço, já que tudo começou com a então prefeita Kátia Born, quando toda aquela região ainda era barro, com várias poças gigantes de lama”, recorda o vereador, lembrando que foi a então prefeita – hoje secretária de Estado da Ciência e Tecnologia – a responsável pelos 3 km iniciais da via, ligando o Benedito Bentes 2 até o Conjunto Moacyr Andrade, que hoje dá acesso aos conjuntos Freitas Neto e Cabo Luís Pedro 3.

“Vossas excelências verão a importância desta via num futuro bem próximo, para o escoamento do tráfego na Via Expressa, atual Avenida Menino Marcelo, em cumprimento às metas do Plano Diretor de Maceió, cuja construção também teve minha contribuição. Afinal, fui o relator, na legislatura passada, estudando todas as áreas conforme as diretrizes do Código de Posturas e do referido plano, antes de emitir nosso parecer”, analisou o presidente da Câmara.

Para Eduardo Holanda, a nova via vai melhorar, e muito, o fluxo de veículos que se deslocam entre a parte alta e a baixa litorânea, levando fluidez ao trânsito no Complexo Benedito Bentes, Serraria, Jacarecica, Guaxuma e toda a região Norte da capital, beneficiando também o setor turístico. “O cidadão que trafega vindo da região Norte, de cidades do interior do Estado, poderão ter acesso à parte alta da capital, dirigindo-se ao aeroporto de Maceió, por exemplo, pela Via Norte, que também terá corredores ligando esta Via aos bairros que por ela serão cortados”, argumentou o vereador.

“Estes corredores, chamados secundários, irão ligar o Benedito Bentes ao loteamento Antares, onde hoje se encontra o Posto Jacutinga, além de um outro braço ligando a Via Norte aos conjuntos José Tenório e Teotônio Vilela, desafogando o trânsito também naquela região, sobretudo no horário em que o cidadão se dirige ao Centro da capital”, discursou o vereador, citando ainda outros bairros que terão corredores semelhantes, interligando-os ao longo do trajeto.

“O trânsito será facilitado também no Sítio São Jorge e Jacarecica, onde também estive, acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura, Mozart Amaral, visitando, por várias vezes, uma área que só possuía canaviais. É uma satisfação muito grande ver esta obra sendo executada pelo prefeito, em cumprimento à reivindicação nossa, desde quando o deputado federal e ex-vereador por Maceió, Maurício Quintella, conseguiu emenda de vinte e dois milhões de reais destinados à construção da avenida, com contrapartida do município, tornando possível assim a realização de um sonho”, complementou o vereador, que, na ocasião, destacou a mobilidade que será proporcionada ao trajeto entre a parte alta e as praias da região Norte.

Na ocasião, o presidente do Legislativo Municipal também apresentou aos colegas vereadores projeto, de sua autoria e que prevê a construção de uma grande via ligando a Santa Amélia, no Tabuleiro do Martins, ao Vergel do Lago, na orla lagunar da capital, desafogando assim o trânsito na Avenida Fernandes Lima. “Esta é uma visão de futuro. Lembro-me bem quando, muitas vezes sozinho, junto ao povo, fui ao Benedito Bentes, com um carro de som, reivindicando melhorias àquele povo. Tenho certeza de que o prefeito Cícero Almeida, com muita luta, conseguirá construir os seis quilômetros restantes, ligando o Moacyr Andrade até a AL 101 Norte, margeando Guaxuma e passando pelo Conjunto Elias Pontes Bonfim”, avaliou.

Camelo parabeniza

Em aparte ao discurso de Eduardo Holanda, o vereador Silvio Camelo utilizou a tribuna para parabenizar as palavras do colega em sessão plenária. “Algumas pessoas, quando vêem tantos vereadores em uma inauguração de obra, logo proferem críticas, quando estas mesmas pessoas falam sem conhecer o nosso empenho. Lembro-me muito bem quando vossa excelência solicitou ao prefeito que fôssemos percorrer uma estrada de barro, mesmo após um dia de chuva e com alguns carros atolando, para que o prefeito Cícero Almeida pudesse, ‘in loco’, verificar a importância da Via Norte”, recordou.

“Vossa excelência, mais uma vez, lutava pela concretização de um sonho, reconhecendo, com muito espírito de grandeza, que tudo começou com a ex-prefeita Kátia Born. Isto é bíblico, pois, os humildes serão exaltados. Com esta atitude, vossa excelência engrandece a administração anterior, indo mais além, buscando a conclusão deste sonho, porque todas as grandes obras começam com um sonho”, complementou Silvio Camelo.

Novamente com a palavra, o vereador Eduardo Holanda agradeceu as palavras elogiosas do colega de plenário, discorrendo sobre o que será a Eco Via Norte. “A Via Norte será uma via estruturante, com canteiro central de oito metros, a ser amplamente arborizado, com base em novos padrões de mobilidade e sustentabilidade, considerando aspectos como ciclovia e passeio público, e ampliando a malha viária e a proporcionalidade de melhores condições de acessibilidade à população do entorno da área urbana. Além disso, o turismo será muito beneficiado, devido justamente à melhoria do acesso entre a parte baixa e o aeroporto internacional, minimizando o tempo de viagem”, reforçou o presidente da Câmara, reforçando que, para a conclusão da obra, orçada em R$ 24 milhões, R$ 22 milhões já foram assegurados pelo deputado Maurício Quintella.

“Acredito que esta obra custará em torno de vinte e seis milhões. Mas o prefeito já tem dois milhões e quatrocentos mil em caixa, precisando apenas do aval do Ministério Público no que diz respeito ao impacto ambiental. Mas tenho certeza de que tudo dará certo, já que esta Via é debatida desde o meu primeiro mandato, quando a então prefeita Kátia Born encaminhou mensagem a esta Casa”, recordou Eduardo Holanda.

O vereador Eduardo Holanda, na mesma sessão plenária, destacou ainda os benefícios da avenida a diversos segmentos da sociedade, sobretudo ao comércio local. “Lembro-me também que a ex-prefeita encaminhou a esta Casa um outro importante projeto, prevendo a todo prestador de serviço, que paga sobre o ISS um percentual de cinco por cento, um desconto de dois por cento àqueles comerciantes que trabalham na região Norte, como forma de se fomentar o turismo na localidade, onde os hotéis estão sendo construídos ‘de vento em polpa’, também devido ao incentivo da então prefeita. Exalto as gestões de Kátia Born e Cícero Almeida porque foram as duas às quais tive o privilégio de contribuir como membro desta Casa. Tenho e sempre terei a satisfação de dizer que por aqui passei e deixei minha marca, legislando em favor da sociedade, já que diversas obras, como a pavimentação de várias ruas, são consequência de requerimentos de minha autoria e continuam sendo atendidas pela Prefeitura. É muito gratificante ir até a comunidade e dizer ao povo que sua reivindicação foi atendida”, entusiasmou-se o presidente da Câmara.

Ainda com a palavra, o vereador Eduardo Holanda lembrou palavras do colega Silvio Camelo. “Como vossa excelência bem disse, será a realização de um sonho. E temos propriedade para falar sobre o tema também porque moramos às margens da Via Expressa. Estou vereador, mas um dia irei trilhar outros caminhos. Mas o cargo fica e, por isso, trabalho para que nos unamos no sentido de conseguirmos recursos para a execução de projetos que poderão mudar ainda mais a cara de Maceió, buscando o apoio da bancada federal em Brasília, já que iniciativas como a minha necessitarão de muitos recursos”, comentou o vereador, sobre o projeto que prevê a construção de uma via ligando a Santa Amélia ao Vergel do Lago.

“Temos de dar continuidade a esta luta porque a nossa pequena cidade não tem opção para se desenvolver pelas laterais, já que somos cercados pelo Oceano Atlântico e pela Lagoa Mundaú. Acredito que seria viável a construção de uma ponte, não sei de que quilometragem, ligando estas regiões. Até porque já chegamos a um milhão de habitantes e a tendência é de que cresçamos ainda mais, sobretudo com as novas indústrias se instalando”, emendou o vereador, sendo aparteado por Francisco Holanda (PP).

“Parabenizo o brilhante pronunciamento de Vossa Excelência. É importante para a vida de um homem público conseguir superar desafios enfrentados pela comunidade, principalmente em se tratando de uma área carente como o Benedito Bentes. E sou prova do empenho do vereador Eduardo Holanda, já que também acompanhei o prefeito no trajeto da Via Norte, quando lhe confessei que não tenho seguro de vida, já que a estrada estava completamente esburacada”, brincou o vereador, destacando ainda que a via ‘também é a concretização de um sonho para o prefeito Cícero Almeida’.

“Esta obra também tem a participação da secretária municipal de turismo, Cláudia Pessoa. E o vereador Silvio Camelo está de parabéns pelo pronunciamento que fez neste plenário, pois é verdade que não vamos às inaugurações apenas para nos promover, mas sim dispostos a ouvir a comunidade, encaminhando as solicitações ao prefeito, por meio dos requerimentos e projetos de lei”, comentou o vereador Francisco Holanda, parabenizando também a visita, por uma comissão de vereadores presidida pelo presidente Eduardo Holanda, ao aterro sanitário de Maceió – que deve ser entregue à população ainda neste primeiro semestre.

Novamente com a palavra, o vereador Eduardo Holanda fez novo resumo acerca dos benefícios da Via Norte. “Daqui a no máximo um ano estaremos inaugurando, ao lado do povo, esta grande obra, na expectativa pela realização de um sonho, como o de uma mãe à espera pelo nascimento do filho”, concluiu.

About the author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *